Ele é fornecido com Linux 4.9 LTS kernel series e GCC 6.3.
Mais de dois anos após o lançamento da série Debian GNU / Linux 8 "Jessie", que, a partir de hoje, é marcada como "antiga", o Projeto Debian tem o prazer de anunciar hoje a disponibilidade do Debian GNU / Linux 9 "Stretch ".
A partir de alguns minutos, Debian Stretch ou Debian 9 foi declarado estável e pronto para implantação em ambientes de produção. É uma das distribuições GNU / Linux mais esperadas de 2017, nas quais as próximas distros do Linux serão rebaixadas nos próximos meses.
O Debian GNU / Linux 9 "Stretch" é uma versão importante que inclui melhor suporte para componentes e arquiteturas de hardware modernos, componentes e aplicativos principais atualizados, além de dezenas de outros recursos novos, estabilidade e melhorias de segurança e inúmeros erros Conserta.
"Após 26 meses de desenvolvimento, o projeto Debian orgulha-se de apresentar sua nova versão estável 9 (nome do código" Stretch "), que será suportada nos próximos 5 anos, graças ao trabalho combinado da equipe Debian Security e do Debian Long Equipe de suporte a prazo. O Debian 9 é dedicado ao fundador do projeto, Ian Murdock, que faleceu em 28 de dezembro de 2015, "leia o anúncio de lançamento .
Destaques do Debian GNU / Linux 9 "Stretch"
Os destaques da versão Debian GNU / Linux 9 "Stretch" incluem suporte para a arquitetura de hardware MIPS (mips64el) de 64 bits pouco pequena, remoção de suporte para a arquitetura PowerPC (powerpc), novo espelho deb.debian.org e suporte Para que o servidor de exibição do servidor X.Org seja executado como um usuário normal e não como root.
Principais melhorias foram implementadas para os gerentes de pacotes de linha de comando APT e aptitude, bem como os layouts de arquivos, desde a série Jessie, agora há um novo arquivo para símbolos de depuração, chamado debian-debug, e parece um novo esquema de nomeação padrão Agora é usado para nomear interfaces de rede. O Debian Stretch também é enviado com o primeiro lançamento do Debian Astro Pure Blend.
Os componentes atualizados incluem o kernel Linux 4.9 LTS, GCC 6.3 como compilador padrão, Glibc 2.24, GnuPG 2.1, MariaDB 10.1, PHP 7.0, Python 3.5, Samba 4.5, Vim 8, GNOME 3.22, KDE Plasma 5.8, LXQt 0.11, MATE 1.16 e Xfce 4.12 desktops, cliente do groupware Evolution 3.22, bem como o LibreOffice 5.2 e os conjuntos de escritório Calligra 2.9.
Debian Stretch é suportado oficialmente em 32 bits (i386), 64 bits (amd64), 64 bits ARM (arm64), ARM EABI (armel), ARMv7 (EABI hard-float ABI, armhf), MIPS (mips (grande -endian) e mipsel (little-endian)), MIPS 64 bits (mips64el), 64-bit little-endian PowerPC (ppc64el) e IBM System z (s390x) arquiteturas de hardware.
Aqueles que executam o lançamento Debian GNU / Linux 8 "Jessie" em seus computadores pessoais poderão atualizar para Debian GNU / Linux 9 "Stretch" neste momento, e aqueles que desejam reinstalar ou implantar o novo sistema operacional em outros computadores podem baixar a instalação Médiuns agora do site debian.org.
As imagens de CD CD live do Debian GNU / Linux 8 "Jessie" com os ambientes de desktop GNOME , KDE , Xfce , LXDE , Cinnamon e MATE também estão disponíveis para download (clique em cada link para obter os ISOs), através do nosso site ou do funcionário Espelhos, para arquiteturas de computadores de 64 e 32 bits. O Debian 9 possui 25.357 pacotes de origem com 9.808.465 arquivos de origem e pode ser instalado em 75 idiomas.
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário