Use o ReText!!
O ReText é um editor de texto aberto e leve, mas eficiente, para os idiomas de marcação Markdown e reStructuredText. Está escrito em Python para trabalhar no Linux e em qualquer plataforma compatível com POSIX. Com isso dito, o ambiente de tempo de execução da Python é um requisito para sua instalação.
O ReText apresenta uma interface de usuário simplificada com painéis para funcionalidades de edição, preferências de documentos, um painel opcional para visualizações em tempo real de documentos e todos os recursos básicos que você esperará em um editor de texto típico. Ele também possui números de linha e alguns destaques de sintaxe para fazer erros, tags, seções, links, etc.
Recursos no ReText
- FOSS - gratuito para baixar e usar com seu código fonte acessível no GitHub .
- Edição de Markdown.
- Suporte para criar e editar linguagens de marcação reStructuredText
- Memória amigável com um fluxo de trabalho receptivo e intuitivo.
- UI de design mínimo.
- Suporte para estilo CSS.
- Destaque de sintaxe.
- Suporte para copiar e colar imagens diretamente no editor.
- Deslocamento sincronizado quando a visualização ao vivo está ativada.
A funcionalidade do ReText pode ser estendida com o uso de extensões para suporte de fórmulas matemáticas, edição de mesa inteligente, opções de exportação de documentos, etc. Veja como habilitar tudo isso e mais da sua página wiki .
Os arquivos Old ReText estão disponíveis no repo do Ubuntu, então tudo o que você precisa fazer é executar o comando de instalação:
$ sudo apt install retext
Se você quiser executar a versão mais recente (como deveria), use os comandos abaixo. Eles trabalharão para instalar o ReText mais recente no Ubuntu, Debian, Linux Mint e algumas outras distros. Antes de executar o código abaixo, lembre-se de remover o ReText se você já o tivesse instalado nos repositórios:
$ sudo apt remove retext
$ sudo apt install python3-pip python3-pyqt5
$ python3 -m pip install retext --user
$ sed -i "s | Exec =. * | Exec = $ HOME / .local / bin / retext% F |" ~ / .local / share / applications / me.mitya57.ReText.desktop
$ sed -i "s | Ícone =. * | Ícone = $ HOME / .local / share / retext / icons / retext.png |" ~ / .local / share / applications / me.mitya57.ReText.desktop
Os dois últimos comandos devem consertar o arquivo de área de trabalho do ReText e dar-lhe o caminho correto do executável e do ícone.
Talvez seja necessário sair e voltar de sua sessão quando sua instalação estiver concluída para que o ReText apareça no menu / Dash.
Anexe " -upgrade " ao comando de instalação sempre que quiser atualizar ReText via pip
$ sudo python3 -m pip instalar o retext --user - update
Para outras distros do Linux , instale o Python3 pip e PyQt5 e use as instruções acima, exceto que desta vez você não precisa da palavra-chave "apt".
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário