O Telefone vem baseado em Debian com KDE Plasma Mobile ou o GNOME Shell.
Acredite ou não, o smartphone de segurança e privacidade do Librem 5 do Purism foi bem-sucedido há algumas horas quando atingiu e até passou seu objetivo de US $ 1,5 milhão, com 13 dias restantes.
O Librem 5 quer ser um fonte aberta e um telefone móvel verdadeiramente gratuito projetado com segurança e privacidade em mente, alimentado por um sistema operacional GNU / Linux baseado no Debian GNU / Linux e executando apenas aplicativos de software de código aberto no topo de um ambiente de desktop popular como KDE Plasma Mobile ou GNOME Shell.
"O Software livre de corrida / Livre e Open Source e um sistema operacional GNU + Linux projetado para criar uma utopia de desenvolvimento aberto, ao invés dos jardins murados de todos os outros provedores de telefonia", disse o Purism. "Um sistema totalmente orientado para a liberdade baseado em padrões, baseado em Debian e em muitos outros projetos a montante".
O smartphone Librem 5 também quer ser o primeiro dispositivo móvel nativo IP do mundo que usa a comunicação criptografada descentralizada de ponta a ponta. Não será compatível com os sistemas operacionais móveis Android iOS ou Android da Google, mas é capaz de executar qualquer distribuição GNU / Linux se seu código fonte estiver disponível gratuitamente.
Executa o PureOS por padrão, é independente do operador
Apresentando uma tela de 5 polegadas, o Librem 5 é compatível com redes móveis 2G, 3G, 4G, GSM, UMTS e LTE. Sob o capô, ele usa um processador i.MX 6 ou i.MX 8 com modem de banda base separado para lhe oferecer a proteção que você precisa nos desafios de comunicação de hoje, onde você está sendo monitorado por muitas agências governamentais.
O Librem 5 também possui switches de eliminação de hardware para Wi-Fi, Bluetooth, câmera, microfone, bem como banda base. Executa a distribuição PureOS GNU / Linux do Purism por padrão, que se baseia no sistema operacional Debian GNU / Linux, mas, como mencionado anteriormente, você pode instalar gratuitamente qualquer distro de sua escolha.
"O PureOS no Librem 5 inicialmente, após o envio, oferecerá serviços básicos de comunicação: telefone, e-mail, mensagens, voz, câmera, navegação e expandirá após o envio e ao longo do tempo para mais aplicativos de software gratuitos, através de colaboração compartilhada com a comunidade de desenvolvedores ", observa o Purismo no site Librem 5 .
Primeiras unidades deverão chegar no primeiro trimestre de 2019
No momento, o Librem 5 foi testado com sucesso com distribuições populares de GNU / Linux como o Ubuntu , Arch Linux ARM, Fedora , SUSE, e SubgraphOS. É capaz de executar aplicativos HTML5, mas também programas Linux nativos. O melhor de tudo, o Librem 5 reconhece e pode facilmente se conectar ao Android, iOS ou dispositivos Windows, e é um dispositivo convergente que pode ser trasformado em um full - fledged PC se você anexar um monitor, teclado e mouse.
No entanto, a fundação do dispositivo é apenas o primeiro passo na sua criação, já que o Purism começará a procurar um fabricante para construir as unidades, que passarão por um complexo processo de teste de hardware. O PureOS também precisa ser completamente testado antes que ele possa ser implantado no Librem 5, então espereramos que ele chegue no primeiro trimestre de 2019. Até então, você ainda pode contribuir com o seu financiamento se você quiser se tornar uma realidade mais rápida.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário