FERRAMENTAS LINUX: Conheça o Gladys, um assistente pessoal inteligente, de código aberto e alimentado pelo Raspberry Pi

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Conheça o Gladys, um assistente pessoal inteligente, de código aberto e alimentado pelo Raspberry Pi



Suporta inúmeros dispositivos e aparelhos inteligentes

Conheça Gladys, um programa de código aberto projetado para se tornar o único assistente de casa inteligente que você precisará, apoiado pelo pequeno e poderoso computador de tabuleiro de framboesa Pi.

A Gladys é a criação do especialista em Nodes.js e engenheiro de software do backend Pierre-Gilles Leymarie, o cara que perdeu seu laptop MacBook Pro no início deste verão e decidiu substituí-lo por um computador Raspberry Pi 3 , que ele construiu usando um mouse sem fio antigo e Teclado USB, juntamente com um LCD HDMI de 22 polegadas, por uma semana.

O Gladys é projetada desde o início para atuar como um hub central que interage com uma variedade de dispositivos inteligentes, IoT (Internet of Things) que você pode possuir, desde alto-falantes inteligentes e lâmpadas inteligentes para máquinas de café e sensores de movimento. Suporta lâmpadas Philips Hue, altifalantes Sonos, sensores de movimento Fibaro, luzes Mi-Light e ponte Wi-Fi.

Além disso, o Gladys pode se comunicar com contatos magnéticos de porta 433MHz de baixo custo e sensores de movimento sem fio, através do transmissor e kit receptor RF 433Mhz. Ele também suporta o plugue WeMo Insight Switch, que o ajudará a controlar vários dispositivos em sua casa, bem como a monitorar seu consumo de eletricidade.

Você também pode conectar um Arduino Nano através do USB para a Gladys para receber sinais de 433Mhz e é compatível com o dongle USB Z-wave.Me, que permite controlar os periféricos da Z em sua casa inteligente. Por fim, a Gladys oferece suporte a tags NFC que permitem desencadear vários cenários quando o seu smartphone os toca.

OGladys é livre para instalar e usar


O Gladys é, na verdade, um pequeno servidor escrito em Node.js, construído para correr em GNU / Linux, MacOS e sistemas operacionais Microsoft Windows, mas é recomendado para ser usado com um Raspberry Pi, que é alimentado pelo Debian baseados Raspbian GNU / sistema operacional Linux. Uma imagem Raspbian pré-construída está incluída, que você pode gravar em um cartão SD.
O Gladys é gratuita para instalar e usar, e tudo o que você precisa para começar a construir seu próprio assistente de casa inteligente pessoal é um computador Raspberry Pi 3. Os detalhes sobre como instalar o Gladys são fornecidos pelo desenvolvedor na página inicial do projeto , onde você também pode ver um cenário de dia inteiro com a Gladys em sua casa.

Vídeo

           



Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário