FERRAMENTAS LINUX: O Fundador do Mandrake Linux anuncia o sistema operacional Android sem o Google Apps

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O Fundador do Mandrake Linux anuncia o sistema operacional Android sem o Google Apps



O eelo só executará aplicativos gratuitos e de código aberto

Gael Duval, que é mais conhecido como fundador do Mandrake Linux, voltou sua atenção para as plataformas móveis, desenvolvendo uma nova versão do Android que vem sem qualquer aplicativo do Google.

Chamado de eelo, o novo fork do Android está totalmente focado em aplicativos gratuitos e de código aberto, com planos para expandir além do mundo móvel e evoluir para um ecossistema completo que inclui um sistema operacional e recursos do PC atualmente desenvolvidos por gigantes tecnológicos, incluindo digital assistentes.

Neste ponto, o eelo é principalmente uma versão melhorada do LineageOS com um novo lançador e uma nova coleção de aplicativos, mas Duval promete concentrar-se fortemente na privacidade.

"O Eelo vai informar os usuários porque a escravidão de dados não é um destino. E a eelo fornecerá alternativas confiáveis ​​para os usuários que se preocupam com a privacidade de seus dados: telefones celulares e sistemas operacionais de smartphones e serviços da web associados. No longo prazo, queremos fornecer um ecossistema digital completo, incluindo sistemas operacionais para PC, assistentes pessoais, APIs web ",  leia o site oficial do projeto .

"Todos somos um produto do Google"

Na página de uma campanha do Kickstarter que ele lançou para levantar os fundos necessários para apoiar o projeto, Duval continua explicando que seu objetivo é "reconquistar sua privacidade".

"Eu percebi este ano que eu estava usando um iPhone, um Mac e serviços do Google cada vez mais. Eu percebi que eu tinha ficado preguiçoso e que minha privacidade de dados havia desaparecido ", disse ele. "E definitivamente não estou feliz com essa situação. Não estou satisfeito com esta situação porque o iOS é proprietário e prefiro o Software de código aberto. Como milhões de outros, eu me tornei um produto da GOOGLE ", continuou ele.

Como parte do projeto, Duval quer substituir cada aplicativo do Google único por uma alternativa livre ou de código aberto que ofereça o mesmo conjunto rico de recursos sem comprometer. O Google Maps será substituído por OpenStreetMaps, o F-Droid e o APKPure desempenharão o papel da aplicação e o NextCloud e o OwnCloud serão considerados substituições potenciais do Google Drive.

O Eelo ainda está em andamento, mas dado que já atingiu 20% do seu objetivo no Kickstarter, não demorará até que os fundos necessários para fazer isso acontecer sejam prometidos.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário