FERRAMENTAS LINUX: Fios do driver MSM DRM da Freedreno estão no suporte do DEVFREQ Re-Clocking

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Fios do driver MSM DRM da Freedreno estão no suporte do DEVFREQ Re-Clocking



Saiba mais !!



O criador do driver Qualcomm Adreno da Freedreno Open Source, Rob Clark, enviou o conjunto de atualizações para o driver MSM DRM com o kernel Linux 4.16.

As atualizações do Gerenciador de renderização direta do MSM para o DRM-Next para entrar no kernel  Linux 4.16 são um pouco atrasadas para o teste de DRM, mas essas mudanças são em sua maioria pequenas. Além de algumas correções de bugs e outras alterações de código menores, a adição de característica principal para o MSM no Linux 4.16 é suporte DEVFREQ para controlar a freqüência de clock GPU.

o DEVFREQ (ou estilizado como "devfreq") é a estrutura genérica de tensão dinâmica e dimensionamento de freqüência (DVFS) para dispositivos não-CPU. O DEVFREQ foi originalmente desenvolvido pela Samsung, mas é genérico o suficiente para qualquer outro driver também fazer uso dele para o controle de freqüência e tensão. Com o kernel Linux 4.16, o MSM está usando o DEVFREQ para controlar dinamicamente a freqüência do GPU usando o seu "simples" governador para ajustar as freqüências com base na carga.

Este suporte do DEVFREQ foi cortesia da Qualcomm através da iniciativa CodeAurora. Os desenvolvedores do CodeAurora continuam contribuindo para essa pilha de drivers Freedreno / MSM de código aberto que começou por engenharia reversa.

As mudanças do MSM para kernel Linux 4.16 podem ser encontradas através deste pedido .

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário