segunda-feira, 19 de março de 2018
O kernel Linux é portado para a arquitetura de CPU chinesa "C-SKY" de 32 bits
Confira!
Enquanto os mantenedores do kernel Linux estão atualmente trabalhando na queda do suporte para algumas arquiteturas de CPU antigas , uma nova arquitetura de CPU está buscando receber o tratamento da linha principal.
A Hangzhou C-SKY Microsystems é uma produtora chinesa de licenças IP de CPU e uma plataforma SoC. A empresa desenvolveu seus próprios núcleos de CPU incorporados de 32 bits para uso em câmeras, decodificadores, gravadores de vídeo digital, impressoras e outros dispositivos / dispositivos industriais. O C-SKY é um membro da RISC-V Foundation, mas suas ofertas atuais não aparecem com base neste ISA.
A C-SKY Microsystems publicou um conjunto de 19 patches que portam o kernel do Linux para sua arquitetura de CPU. Esta porta do kernel Linux inclui suporte para suas duas versões ABI e segue seu trabalho de fazer o restante do conjunto de ferramentas do Linux trabalhar com suporte a upstream em seu hardware. Já existe uma porta uClibc-NG para o C-SKY, enquanto o suporte para o GCC / Glibc / Binutils / QEMU ainda é um trabalho em andamento.
O port do kernel Linux da empresa baseada na versão 4.16 para o C-SKY chega a cerca de doze mil linhas de código novo. O código pode ser encontrado através desta série de patches, mas a partir da escrita, nenhum desenvolvedor de kernel Linux upstream comentou sobre a qualidade ou as perspectivas de suporte do C-SKY para o kernel principal.
Fonte
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário