FERRAMENTAS LINUX: O Snapcraft Snap Creator do Ubuntu obtém uma melhor integração do AppStream e suporte base

segunda-feira, 26 de março de 2018

O Snapcraft Snap Creator do Ubuntu obtém uma melhor integração do AppStream e suporte base






O Snapcraft 2.40 aterrou nos principais repositórios do Ubuntu

A equipe Snapcraft da Canonical anunciou no final de semana o lançamento do Snapcraft 2.40, uma atualização incremental para a ferramenta de código aberto usada para empacotar aplicativos Linux como Snaps para Ubuntu, outras distros GNU / Linux habilitadas para Snap.

O Snapcraft 2.40 vem com um monte de brindes para desenvolvedores de aplicativos que querem empacotar seus aplicativos como Snaps para fácil implantação em vários sistemas operacionais baseados em Linux, incluindo Ubuntu , Debian , Linux Mint , Fedora , OpenSuSE , Arch Linux, Solus e Gentoo Linux. .

Entre os novos recursos e aprimoramentos implementados nesta versão, podemos mencionar o suporte inicial a bases para possivelmente alvejar um novo snap básico, por exemplo, o que é feito adicionando a entrada "base: 'newcore'" à sua configuração snapcraft.yaml arquivo (onde 'newcore' representa a nova versão do snap base do núcleo).

"Idealmente, você deve executar o snapcraft a partir do 18.04 para testar esse recurso. Lembre-se de que ainda não há suporte para cleanbuild transparente ou contêiner de projeto para ativar o recurso de ponta a ponta para desenvolvedores ansiosos que desejam segmentar essa nova base central ", disse Sergio Schvezov, engenheiro de software da Canonical.

Integração do AppStream e aprimoramentos no manuseio de elf

A funcionalidade de manipulação de elfos que pode ser acionada quando há uma versão mais nova do ambiente de compilação do que uma determinada base ou ao definir o modo de confinamento como "clássico", foi aprimorada no Snapcraft 2.40 com melhor detecção da variável de ambiente DT_NEEDED, bem como melhor tratamento de erros de arquivos não-elf.

A arquitetura de detecção de arquivos elf também foi melhorada, junto com a lista de RPATH, que faz com que os arquivos elf usem melhor a variável $ ORIGIN para uma realocação mais rápida. As otimizações também estão presentes no código para a extração do vinculador correto e a execução do ciclo de vida do Snapcraft para a descoberta de variáveis ​​de ambiente DT_NEEDED.

A integração com o AppStream também foi aprimorada para permitir que os desenvolvedores usem o "common-id" sob a entrada do aplicativo Snap ao extrair as informações com o recurso de extração de informações, com o arquivo da área de trabalho e o ícone provisionados automaticamente. Isso também é útil para a desduplicação adequada de aplicativos no Snap Store.

Além disso, o plugin catkin recebeu suporte para arquivos rosinstal recursivos e melhor manipulação de scripts de perfil distribuídos pela pilha ROS usada, o script de conclusão bash do Snapcraft agora pode funcionar com o Snap, e agora é possível executar a " versão snapcraft " ou Comandos " snapcraft --version " para ver a versão do Snapcraft instalada.

O Snapcraft 2.40 estará disponível em breve para uma distribuição GNU / Linux perto de você, se você planeja empacotar seus aplicativos Linux no formato binário universal Snap da Canonical, mas ele deve estar disponível em breve nos principais repositórios de software das versões suportadas do Ubuntu. Os mantenedores do sistema operacional podem fazer o download do tarball de origem do GitHub .




Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário