FERRAMENTAS LINUX: OTrisquel 8.0 chega ao sistema operacional Linux 100% Libre, usando o MATE & alimentado pelo kernel Linux 4.4

quarta-feira, 18 de abril de 2018

OTrisquel 8.0 chega ao sistema operacional Linux 100% Libre, usando o MATE & alimentado pelo kernel Linux 4.4




Confira!!!

Quatro anos após a estreia do Trisquel 7.0 e um ano e meio desde o 8.0 Alpha , o Trisquel 8.0.0 está agora disponível para esta distribuição Linux que é endossada pela Free Software Foundation.

Juntamente com o gNewSense, o PureOS e alguns outros, o Trisquel está entre as poucas distribuições Linux aprovadas pela Free Software Foundation para atender a seus requisitos de software livre. O Trisquel 8.0 continua esta tendência em ser "100%" comprometido com o software livre.

O Trisquel 8.0 está fazendo uso do kernel Linux LTS 4.4 (uma pena que eles não optaram pelo Linux 4.14 LTS, também disponível em formato libre ..), muda do desktop GNOME 2 para o fork MATE, e está fazendo uso do Ubuntu 16.04 LTS para seus pacotes base (novamente, infelizmente eles não esperaram para se basear em 18.04 Bionic). O ambiente de desktop mudou para o MATE como eles queriam um desktop Linux que não exigisse aceleração OpenGL devido a não quererem exigir drivers binários ou até mesmo arquivos binários de microcódigo GPU, descartando a aceleração de hardware 3D para a maioria das GPUs mais recentes.







Os interessados ​​em levar o Trisquel 8.0 para um giro podem encontrá-lo para download aqui . O Trisquel 8.0 é uma versão de suporte de longo prazo para o projeto e tem o codinome "Flidas".





Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário