FERRAMENTAS LINUX: O Mesa 18.1 foi lançado oficialmente como a série de pilha de gráficos mais avançada do Linux

segunda-feira, 21 de maio de 2018

O Mesa 18.1 foi lançado oficialmente como a série de pilha de gráficos mais avançada do Linux



Ele introduz o suporte ao OpenGL 3.1 com ARB_compatibility

A equipe de desenvolvimento por trás da pilha de gráficos de mesa de código aberto anunciou no final de semana a disponibilidade geral da versão final do Mesa 18.1 para sistemas operacionais baseados em Linux.

A série Mesa 18.1 vem aproximadamente dois meses após a ramificação 18.0, que provavelmente a maioria das distribuições GNU / Linux está usando atualmente, e que já recebeu sua  quarta atualização de manutenção . O Mesa 18.1 introduz alguns novos recursos em todos os drivers gráficos suportados, mas é basicamente outra atualização de estabilidade.

Os novos recursos proeminentes implementados na pilha de gráficos Mesa 18.1 incluem suporte a OpenGL 3.1 com ARB_compatibility para os drivers de gráficos nv50, nvc0, r600, RadeonSI, Gallium3D Softpipe, Gallium3D LLVMpipe e Gallium3D SVGA e a ativação do suporte ao cache de shader de disco para o Intel i965 OpenGL driver gráfico por padrão.

Drivers RadeonSI e Intel i965 recebem suporte para novas extensões OpenGL

Também para o driver Intel i965 OpenGL, a série de gráficos da Mesa 18.1 apresenta suporte para a extensão OpenGL GL_EXT_shader_framebuffer_fetch em desktops, bem como suporte para a extensão GLGL do GL_EXT_shader_framebuffer_fetch_non_coherent.

Por outro lado, o driver de gráficos RadeonSI para as GPUs AMD Radeon recebeu suporte para as extensões OpenGL GL_EXT_semaphore, GL_EXT_semaphore_fd e GL_KHR_blend_equation_advanced. Além disso, o Mesa 18.1 adiciona suporte para as extensões OpenGL GL_ARB_bindless_texture e GL_ARB_transform_feedback_overflow_query para o driver gráfico nvc0 para GPUs Nvidia.

Claro, estas são algumas das mudanças mais notáveis ​​incluídas no Mesa 18.1, que traz muitas correções de erros para melhorar a estabilidade geral e a confiabilidade da pilha gráfica de código aberto. Com isso em mente, o Mesa 18.1 é agora a série mais avançada da pilha de gráficos para sistemas operacionais baseados em Linux.

Muito provavelmente, a maioria das distribuições GNU / Linux em breve começará a adotar a pilha de gráficos do Mesa 18.1, mas se você quiser instalá-lo agora, poderá sempre fazer o download do tarball de origem mais recente e compilar você mesmo. Recomenda-se a atualização para a série Mesa 18.1 o mais rápido possível para a melhor experiência em jogos / 3D.



Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário