FERRAMENTAS LINUX: A AMD publica um patch de compilador Zen 2 "znver2" expondo algumas novas instruções

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

A AMD publica um patch de compilador Zen 2 "znver2" expondo algumas novas instruções




Confira !!



Com o desenvolvimento de recursos do GCC 9, que termina em novembro , a AMD lançou hoje seu primeiro patch que permite o suporte ao Zen 2 na coleção de compiladores GNU através do novo alvo "znver2".

Este é o patch básico que introduz a CPU AMD Zen de última geração na coleção de compiladores GCC. Neste estágio, é apenas a implementação básica e carrega as mesmas tabelas de custo e dados do planejador do Znver1. Por isso, não revela grandes mudanças inovadoras, mas ao analisar o código, confirma algumas novas instruções de CPU que serão suportadas por estes CPUs Zen de próxima geração ... No topo das instruções do Znver1, o Zen 2 está a adicionar :

- Cache Write Back Back (CLWB)

- ID do Processador de Leitura (RDPID)

- Write Back e Invalidate Cache (WBNOINVD)

É isso em termos de novas instruções, pelo menos o que é permitido por esses patches. É possível que haja outras novas instruções suportadas pelo Zen 2 que a AMD não queira revelar neste momento, assim como as tabelas de custo do agendador ainda não foram ajustadas, etc. Esse patch é basicamente um ponto de partida para que o GCC 9.1 atualização estável prevista para 2019 pode pelo menos manipular -march = znver2 e que march = segmentação nativa também funcionará para esses processadores AMD de próxima geração.

Os primeiros processadores AMD Zen 2 esperados são 7nm EPYC 2 e nós deveríamos estar ouvindo mais sobre eles no início de 2019 ... Considerando todos os sucessos que já vimos com a série Threadripper e EPYC 7000 no Linux, estou especialmente animado para ver o que A próxima geração EPYC terá em estoque e quão rápido será.

O patch está atualmente em patches do gcc, mas provavelmente será mesclado ao GCC principal antes que o congelamento de recursos entre em vigor em meados de novembro. O timing deste patch também reforça o que eu relatei recentemente, parecendo que a AMD começou seu upstreaming / open-sourcing da ativação do Zen 2 para o kernel do Linux e componentes relacionados do toolchain open-source.



Até a  próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário