FERRAMENTAS LINUX: O Zink para o OpenGL-sobre-o-Vulkan atualmente suporta o GL 2.1, mas está fazendo progresso

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O Zink para o OpenGL-sobre-o-Vulkan atualmente suporta o GL 2.1, mas está fazendo progresso




Confira !!



O driver Zink Gallium3D que está implementando o OpenGL sobre o Vulkan e usando a infra-estrutura do driver Gallium3D do Mesa está começando a executar mais jogos, trabalhar sob o Wayland e muito mais. Ainda há um longo caminho pela frente, mas pelo menos está se tornando útil para os primeiros testadores e aqueles que desejam experimentar este projeto.

Zink tem muito potencial para OpenGL sobre Vulkan, traduzindo as chamadas Gallium para o Vulkan e o driver inicial foi trazido em questão de semanas pelo desenvolvedor da Collabora, Erik Faye-Lund.

O desenvolvedor escreveu um longo post hoje destacando a motivação em relação a uma melhor integração seguindo a rota Gallium, simplificando o desenvolvimento de drivers para o futuro, etc. O Zink é capaz de trabalhar com qualquer driver de hardware Vulkan 1.0 que suporte VK_KHR_maintenance1 e VK_KHR_external_memory_fd como os principais requisitos.

Nesta fase Zink pode fornecer OpenGL 2.1 e OpenGL ES 1.1 / 2.0 ... Tão longe do núcleo moderno OpenGL, mas o suficiente para executar alguns clássicos como o OpenArena. Mais uma vez, tudo isso foi alcançado em pouco mais de um mês.

Os detalhes atuais do Zink, bem como algumas instruções básicas de construção, podem ser encontrados através desta postagem no blog do Collabora.. Embora cedo, talvez neste fim de semana, eu veja alguns benchmarks em alguns dos antigos títulos do ioquake3 ... Será interessante ver a rapidez com que o Zink pega novas versões do OpenGL, especialmente porque a Intel ainda está investindo em reescrever seu driver GL para o Gallium3D, entre outros esforços em andamento do OpenGL que poderiam ser redundantes se o Zink realmente pudesse decolar.


Fonte

Até a próxima   !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário