FERRAMENTAS LINUX: As CPUs C-SKY de 32 Bits apontam para o suporte Inicial no kernel Linux 4.20 ~ 5.0

domingo, 28 de outubro de 2018

As CPUs C-SKY de 32 Bits apontam para o suporte Inicial no kernel Linux 4.20 ~ 5.0






Confira !!



O port do Linux para a arquitetura de CPU C-SKY de 32 bits está tentando entrar no kernel Linux 4.20 ~ 5.0.

No início do ano é quando o port do kernel do Linux para o C-SKY foi postada enquanto agora espera ser mainlined para este próximo ciclo do kernel. O C-SKY é uma arquitetura chinesa de CPU de 32 bits para SoCs de 32 bits incorporados. Esses SoCs são de baixa potência e destinados a casos de uso como câmeras, caixas de TV / mídia, gravadores de vídeo digital, impressoras e outros dispositivos de consumo, bem como dispositivos industriais.

A C-SKY Microsystems juntou-se à RISC-V Foundation, mas essa arquitetura atual não aparece com base no RISC-V. Além da atualização do kernel, este ano eles também testaram patches para portar o GCC para o C-SKY juntamente com outros trabalhos de toolchain de espaço de usuário de código aberto para essa nova arquitetura.

O núcleo proeminente da CPU C-SKY neste ponto parece ser o CK801 e suporta instruções de comprimento variável de 16/32 bits, apenas se baseia em mais de 70 instruções básicas e possui um pipeline de 2 estágios.

Enviado neste sábado de manhã foi um pedido de envio buscando a inclusão desta porta do kernel "csky" a ser adicionada para o Linux 4.20 ~ 5.0. O porto já passou por dez rodadas de revisão de código público nos últimos meses e o porto adiciona mais de 11 mil linhas de código para trazer a nova arquitetura.

Até o momento em que escrevo esta porta ainda não foi mesclada, então veremos se Linus Torvalds decide que ela está pronta para integração ou terá que esperar por outro ciclo.

Até que o restante do suporte de código aberto do C-SKY seja transferido, a empresa disponibilizou seus patches via GitHub contra o Glibc, o U-Boot, o uClibc, o GCC, o QEMU e o Binutils.

O C-SKY é apenas um dos vários esforços de CPU chineses que estão acontecendo no momento. O Linux 4.20 também está trazendo suporte para o Hygon Dhyana SoCs baseado em AMD Zen, enquanto também há CPUs Zhaoxin, parceiras da VIA, que já possuem suporte a Linux. Além disso, há também os antigos processadores Loongson baseados em MIPS que há muito tempo são suportados.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário