FERRAMENTAS LINUX: O suporte para CPU Hygon Dhyana com base em AMD Zen foi baseado no kernel Linux

terça-feira, 23 de outubro de 2018

O suporte para CPU Hygon Dhyana com base em AMD Zen foi baseado no kernel Linux




Confira !!



O Dhyana SoC da Hygon, fac-símile da microarquitetura AMD Zen como resultado da joint venture entre a AMD e a China para começar a fabricar chips x86 domésticos para o mercado chinês de data centers, será suportado pela próxima versão do kernel Linux.

Voltando vários meses, tenho escrito sobre os patches do kernel do Linux para o Hygon Dhyana que efetivamente equivalem a copiar os caminhos de código AMD Zen dentro do kernel Linux para usá-los também para este servidor chinês x86 SoC baseado no EPYC. Depois de várias rodadas de revisões de patch, esse código está em forma e agora está fazendo sua viagem inaugural para o kernel do Linux.

O suporte a CPU x86 do Dhyana foi enviado hoje como parte das alterações do x86 / cpu para a janela de mesclagem de kernel Linux 4.20 ~ 5.0 recém aberta. São apenas algumas centenas de linhas de código para introduzir os novos identificadores Hygon / Dhyana e adicioná-los aos caminhos de código Zen que vão desde o código de gerenciamento de energia a PCI, KVM / Xen e outras áreas do kernel Linux com código específico do Zen /Apoio, suporte. Não há outras alterações, mostrando o quão perto o Dhyana está dos processadores AMD Zen1 existentes.

Então, com o kernel Linux 4.20 ~ 5.0, o kernel deve estar trabalhando nesses servidores chineses ou será encontrado fora da caixa no momento do Ubuntu 19.04, Fedora 30 (ou atualizações F29), etc.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário