Confira !!
O ano que vem é quando todas as peças do quebra-cabeça de código aberto que suportam totalmente os displays FreeSync / Adaptive-Sync / VRR com placas de vídeo AMD devem estar disponíveis para permitir suporte imediato.
Enquanto o kernel do Linux 4.20 (possivelmente sendo re-branded como Linux 5.0) iniciará seu ciclo de desenvolvimento hoje após a versão estável do Linux 4.19, estes bits de atualização de taxa variável / FreeSync não são encontrados no kernel ... Há o AMDGPU DC bits dentro deste driver de kernel AMD de código aberto, mas ainda não são os bits comuns do Direct Rendering Manager para expor as propriedades "VRR" ao espaço do usuário.
Essa interface para expor ao espaço do usuário é o que levou um longo tempo para que as diferentes partes interessadas do driver do Linux entrassem em acordo. Mas, neste estágio, parece que esses bits estarão prontos para a próxima versão do kernel, sejam conhecidos como kernel Linux 4.21 ou kernel Linux 5.1, dependendo de como Linus Torvalds decide adotar o esquema de versionamento.
Acontecendo simultaneamente estão os patches do Mesa para VRR / Adaptive-Sync e conectam-se através do driver RadeonSI OpenGL. Esses patches também passaram por várias rodadas de revisões e provavelmente serão mesclados assim que os bits da interface de espaço de usuário do kernel forem mesclados upstream. O ciclo de kernel do Linux 4.21 ~ 5.1 deve começar nos dias finais de dezembro ou início de janeiro.
Além dessa interface surgindo para este kernel do início de 2019, o FreeSync 2 HDR também estará conectado. Separados dos patches Adaptive-Sync / VRR sobre os quais falamos recentemente, este suporte a HDR FreeSync 2 esta semana foi colocado na ramificação de teste do driver AMDGPU de código aberto.
O mantenedor do AMDGPU, Alex Deucher, já começou a testar o código em drm-next-4.21-wip de melhorias de driver que eles estão planejando para esta versão do kernel. O código mais interessante fundido até agora é o suporte ao FreeSync 2 HDR (o próprio FreeSync 2 foi rebatizado como "FreeSync 2 HDR" neste verão pela AMD).
O acréscimo de HDR do FreeSync 2 a este driver gráfico de código aberto Radeon vem em apenas cerca de 200 linhas de código no topo do código de exibição existente. Esta versão mais recente do FreeSync define os requisitos em torno da latência máxima de tela permitida, maior volume de cor, suporte para conteúdo HDR, maior brilho da tela e outras alterações na especificação.
Para encurtar a história, a pilha de drivers de código aberto deve finalmente ser alcançada por esta tecnologia para reduzir / eliminar o rasgo de tela, gagueira e atraso de entrada ... Venha nos primeiros meses de 2019 e idealmente a tempo para o Fedora 30, Ubuntu 19.04 etc.
Fonte
Até a próxima !1
Nenhum comentário:
Postar um comentário