FERRAMENTAS LINUX: O PipeWire ainda está no caminho certo para um dia sendo um substituto direto para o PulseAudio

terça-feira, 30 de outubro de 2018

O PipeWire ainda está no caminho certo para um dia sendo um substituto direto para o PulseAudio




Confira !!



Vários interessados ​​em áudio do Linux estão em Edimburgo com um hackfest da PipeWire após os eventos da Linux Foundation que ocorreram na semana passada.

Enquanto a PipeWire fala mais sobre estes dias no lado do vídeo por fazer parte da tecnologia para permitir o manuseio remoto de desktops Wayland nos desktops KDE Plasma e GNOME Shell, além de ser importante para o sandboxing de aplicativos Flatpak , parte da visão de longo prazo A Red Hat está vendo o PipeWire também ser um sucesso na frente de áudio.

Eventualmente, o plano é que o PipeWire seja um substituto apropriado para o PulseAudio, bem como para o JACK. Eles estão progredindo nessa direção, mas não parece que, no curto prazo, qualquer alteração no servidor de áudio padrão estará pronta para a área de trabalho do Linux.

No front do JACK, muitos aplicativos de áudio que dependem dele agora estão funcionando com o PipeWire, mas ainda existem algumas lacunas de funcionalidade antes que ele possa ser considerado um substituto imediato.

Para o objetivo de substituir o PulseAudio, a PipeWire ainda precisa trabalhar em seu suporte para mixers de hardware, criando um módulo separado para a funcionalidade de serviços PulseAudio que não pertença ao PipeWire, movendo o gerenciamento de política / sessão fora do PulseAudio, suporte a filtros e garantindo em paridade, reserva de dispositivo, monitoramento de fluxo e tratamento de latência.

Ainda não está claro quando a transição do PulseAudio para o PipeWire acontecerá, inicialmente o Fedora Workstation é provavelmente a primeira distribuição que veremos a mudança acontecer quando julgada pronta. Prevê-se que o PipeWire possa substituir o PulseAudio antes que ele esteja no mesmo nível do JACK.

Mais detalhes sobre este hackfest da PipeWire através do blog de Christian Schaller .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário