terça-feira, 16 de outubro de 2018
O próximo Kernel Linux levará mais drivers convertidos para o uso de E / S BLK-MQ
Confira !!
Mais drivers de armazenamento do Linux foram convertidos para as interfaces "blk-mq" para o mecanismo de enfileiramento de E / S do bloco de várias filas para o ciclo do kernel de 4.20 ~ 5.0.
O Blk-mq é capaz de oferecer um desempenho muito melhor com dispositivos de armazenamento modernos - ou seja, SSDs NVMe PCI Express, mas também unidades SCSI. Esse código que faz parte do kernel do Linux nos últimos anos permite mapear E / S para múltiplas filas e distribuir as tarefas entre vários threads de CPU, aumentando assim a escala com os servidores multi-core atuais, além de suportar várias filas de hardware de dispositivos compatíveis.
Os principais drivers de dispositivos como NVMe, VirtIO, scsi_mq e outros já suportaram o código de E / S do bloco multi-queue por algum tempo (voltando para versões posteriores do Linux 3.x) enquanto para o kernel Linux 4.20 ~ 5.0 release um número dos drivers menores estão sendo transferidos.
Jens Axboe e Omar Sandoval - ambos trabalhando para o Facebook - estão convertendo muitos dos drivers restantes para o uso do blk-mq. Os drivers mais recentes que estão sendo portados incluem drivers sx8, z2ram, gdrom, disquete, ataflop, amiflop, swim3, nadar, mtd_blkdevs, xsysace, paride, ps3disk, ume aoe.
Sim, até mesmo o driver de disquete original que remonta ao código de Linus Torvalds em 1991 agora suporta as interfaces do blk-mq. Dentro desse código de driver de disquete está um comentário original engraçado de Torvalds ainda durante os primeiros dias do kernel: "Este arquivo é certamente uma bagunça. Eu tentei o meu melhor para fazê-lo funcionar, mas eu não gosto de disquetes de programação, e eu tenho apenas um de qualquer maneira. " .
Convertendo esses drivers mais antigos para usar blk-mq é geralmente dezenas de linhas de código para cada driver. A atividade mais recente pode ser encontrada em linux-block para a frente do ciclo de kernel do Linux 4.20 ~ 5.0.
Com o blk-mq sendo bastante adequado atualmente e os drivers remanescentes sendo convertidos para o blk-mq, será interessante ver se as interfaces de E / S herdadas são removidas de uma versão futura do kernel do Linux. Esta próxima versão do kernel também está (re) ativando o gerenciamento de energia em tempo de execução sob o comando blk-mq .
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário