FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao LLVM chega para a identificação de alvo de ramificação do ARMv8.5 (BTI)

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O suporte ao LLVM chega para a identificação de alvo de ramificação do ARMv8.5 (BTI)




Confira !!



Uma grande parte da ativação de código aberto / Linux que vimos ocorrendo para a nova revisão de arquitetura ARMv8.5 da ARM está em torno de suas novas defesas do Specter para ajudar SoCs que começarão 

a ser entregues em 2019. Em setembro, o primeiro do ARMv8.5 O suporte começou a aterrissar no compilador LLVM / Clang e seu trabalho é combater as vulnerabilidades no estilo Specter . Esse trabalho incluiu registros do sistema de restrição de especulação, uma nova barreira de especulação, instruções de invalidação de previsão e barreiras de especulação SSBB / PSSBB. O ARMv8.5 também traz algumas adições fora do espaço de segurança / Espectro, como novas instruções de memória persistente e instruções de números aleatórios. 

No espaço do kernel do Linux, os patches estão pendentes e implementam o Armazenamento de Especulação.para o ARMv8.5 e será incluído no kernel Linux 4.20 ~ 5.0. 

O trabalho mais recente sobre a chegda frontal do compilador na árvore LLVM é para o Short Branch Identification ou BTI abreviado e para ajudar a afastar o Specter Variant Two com o ARMv8.5. 

Identificação de alvo de ramificação permite marcar alvos válidos de ramificações indiretas e a CPU interceptará uma instrução em uma página protegida que está tentando executar uma ramificação indireta para uma instrução diferente de uma IPV marcada. 

Desenvolvedores interessados ​​em mais detalhes técnicos do ARMv8.5 BTI podem encontrá-los através deste comentário sobre o código mesclado no início desta semana. Estas adições iniciais do ARMv8.5 serão encontradas na atualização do LLVM Clang 8.0, que deve sair no início de 2019.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário