FERRAMENTAS LINUX: A AMD envia patches de driver de temperatura do Linux para CPUs Zen 2

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

A AMD envia patches de driver de temperatura do Linux para CPUs Zen 2




Confira!!



Parece que meu relatório sobre a AMD dando início à ativação do Zen 2 para o Linux no mês passado está saindo. No início desta semana, eles postaram o suporte inicial do AMD Zen 2 "znver2" para o compilador GCC e estão encerrando a semana no espaço do kernel com um driver de monitoramento de hardware atualizado para poder relatar as temperaturas do núcleo do processador dessas CPUs em 2019.

A série de patches foi enviada há pouco tempo e adicionou suporte a k10temp para o AMD F17h M30h. O driver k10temp é o driver de subsistema "hwmon" para ler a temperatura do núcleo da CPU nas gerações recentes de hardware AMD, incluindo o Zen 1 e em breve o Zen 2. Family 17h Model 30 e mais recente é o Zen 2, que também é firmado pelo znver2 patches de compilador.

Esses quatro patches para o k10temp permitem que as temperaturas do núcleo da CPU do Zen 2 sejam reportadas ao espaço do usuário do Linux. Os patches são maiores que o normal devido aos novos processadores que relatam múltiplas raízes por interface Data Fabric / SMN, portanto, alguns ajustes básicos tiveram que ser aplicados à lógica de consulta. Mas esses patches do kernel não revelam novas surpresas sobre o Zen 2 que nós já não conhecíamos, apenas novos IDs PCI.

É ótimo ver a AMD recebendo suporte a esse driver k10temp antes do lançamento dos processadores, que começará no primeiro semestre de 1919 com processadores AMD EPYC 2 "Rome". Com o lançamento original do Zen / Ryzen, o suporte ao k10temp não veio até meses após o lançamento . Mesmo para o lançamento do Threadripper 2 deste ano, o (muito simples) código k10temp não erapara obter o suporte ao quadrado no kernel do Linux. Então, vendo a própria AMD enviando este código Zen 2 k10temp meses antes do lançamento desses processadores de próxima geração é um bom sinal, o suporte do Linux vai se unir muito bem.

Essas correções do k10temp não são candidatas a se fundirem no atual ciclo de desenvolvimento do kernel Linux 4.20 / 5.0, mas serão material para mesclar no ciclo subsequente do kernel no final de dezembro ou início de janeiro, presumivelmente com mais patches do Zen 2 no ar.


Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário