FERRAMENTAS LINUX: Mais otimização da microarquitetura do AMD Zen para o Mesa está à frente

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Mais otimização da microarquitetura do AMD Zen para o Mesa está à frente




Confira !!



Publicado em setembro, foi um ajuste do Mesa RadeonSI para os processadores AMD Zen . Esse ajuste para fixar o encadeamento de execução do aplicativo e do driver ao mesmo cache L3 beneficia a micro-arquitetura Zen com seus complexos de vários núcleos (CCX). Esse código foi mesclado pouco tempo depois incondicionalmente, mas parece que esse comportamento precisa ser refinado para fornecer desempenho máximo.

No final de outubro, o desenvolvedor da AMD, Marek Olšák, que escreveu o patch de ajuste inicial do RadeonSI Zen introduziu uma nova opção de configuração DriConf para permitir a desativação da fixação de thread L3 por aplicativo. A motivação para esse patch é que o software de modelagem 3D do Blender tem melhor desempenho quando todos os seus threads não são forçados no mesmo CCX.

Um usuário está agora fazendo relatórios de ganhos de desempenho em outros cenários ao desativar essa fixação de threads L3. Com um Ryzen 5 2600, houve alguns testes deste comportamento de fixação de threads L3 e, em jogos como Hitman, há uma perda de desempenho de cerca de dois quadros por segundo, em média. A crença é que, para aplicativos / jogos que podem fazer uso de muitos núcleos, a fixação de threads L3 pode negar o benefício de desempenho.

Marek comentou que ele vai reconsiderar com base em seus testes e, potencialmente, apenas fixar os threads do Mesa, mantendo o thread do aplicativo intacto. De qualquer forma, vamos ver o que acontece com o Mesa 19.0 e certamente postar (e comparar) quaisquer mudanças interessantes.

 
Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário