Confira !!
Foi há alguns meses que a pilha de drivers AMD Linux de código aberto Mesa / RadeonSI recebeu o ajuste do Zen para as características da microarquitetura do CPU. Mas agora Marek Olšák, da AMD, está voltando à prancheta para trabalhar em uma nova abordagem para o ajuste do Zen.
Apenas alguns dias atrás eu escrevi sobre outro desenvolvedor querendo mudar o suporte ao redor da fixação de threads L3, uma vez que foi encontrado para prejudicar o desempenho do RadeonSI Gallium3D em pelo menos alguns jogos Linux. Naquele ponto, o objetivo era permitir que fosse feito um ajuste DriConf que pudesse ser ajustado por aplicativo / jogo, mas os ganhos não estão lá para mantê-lo por perto.
Marek fez mais testes e hoje tirou do Mesa 19.0 Git e também copiou o patch para back-porting para o Mesa 18.3 para desabilitar a fixação dos encadeamentos do driver para um cache L3 específico.
Esperava-se oferecer um ótimo desempenho para os CPUs Zen, mas no final, Marek escreveu no texto " Essa implementação pode ter grandes desvantagens" .
Ele comentou na lista de discussão que tem um "plano melhor", mas eu não saber se vai funcionar "sem elaborar mais. Estaremos esperando para ouvir o que acontece com o próximo passo para o tuning AMD Zen de código aberto para a pilha de drivers Radeon.
Considerando como Marek dominou o desenvolvimento do Mesa de condutor Radeon ao longo da última década, não tenho dúvidas sobre sua capacidade de criar uma solução nova e superior.
Fonte
Até a próxima!1
Nenhum comentário:
Postar um comentário