FERRAMENTAS LINUX: O AMDGPU FreeSync / Adaptive-Sync está pronto para o kernel Linux 4.21

sábado, 1 de dezembro de 2018

O AMDGPU FreeSync / Adaptive-Sync está pronto para o kernel Linux 4.21




Confira !!



Os desenvolvedores da AMD têm um presente de Natal milagroso para seus usuários Linux de código aberto, particularmente os jogadores Linux com telas FreeSync / Adaptive-Sync ... Este último grande recurso ausente do driver AMDGPU DRM que foi procurado está finalmente pronto para ser lançado na linha principal Kernel do Linux!

Já faz muito tempo, mas o suporte ao FreeSync (ou VESA Adaptive-Sync / HDMI VRR) está finalmente configurado para ser mesclado com o próximo ciclo do kernel Linux 4.21. FreeSync / Adaptive-Sync / VRR como um lembrete é sobre como ajustar dinamicamente as taxas de atualização do monitor sem qualquer mudança de modo para reduzir a gagueira, o rasgo e o atraso de entrada. Anteriormente, esse suporte estava disponível apenas para usuários do Radeon Linux por meio dos componentes AMDGPU-PRO e não do driver padrão do kernel do Linux.

Esta semana, os patches "VRR" do DRM foram enfileirados na árvore AMDGPU-Next com as novas propriedades principais do DRM para expor essa funcionalidade e conectar os bits necessários no próprio driver do AMDGPU Direct Rendering Manager. Essa funcionalidade está muito atrasada para o driver de gráficos AMD Radeon de código aberto e demorou mais do que o previsto devido à criação dessa interface DRM comum que pode ser usada pelos semelhantes de outros drivers de DRM no futuro.

Existe uma propriedade vrr_capable para indicar se um conector de exibição é capaz de VRR / Adaptive-Sync / FreeSync e vrr_enabled se um monitor / conector estiver habilitado para a funcionalidade ou se deve estar habilitado. Este commit documenta as propriedades em maior detalhe.

E depois há os bits de integração com o driver AMDGPU DRM para torná-lo uma realidade de trabalho. Todo esse código está atualmente no drm-next-4.21 para o AMDGPU e deve então chegar ao DRM-Next nos próximos dias. Supondo que não há grandes problemas de última hora, o código deve ser mesclado no kernel principal do kernel Linux 4.21 quando sua janela de mesclagem for aberta no final de dezembro ou início de janeiro. O  kernel Linux 4.21 deve então ser lançado em março para aqueles que planejam comprar um novo monitor ou atualizar para um desses monitores compatíveis.

Além do trabalho do lado do kernel, há também as correções do Mesa pendentes para os bits necessários no espaço do usuário, que devem ser mesclados ao Mesa 19.0 quando a parte do kernel for mesclada à linha principal.

Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário