FERRAMENTAS LINUX: A Vetorização GCC Eyeing O2 chega para impulsionar o desempenho Intel Core / AMD Zen

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

A Vetorização GCC Eyeing O2 chega para impulsionar o desempenho Intel Core / AMD Zen




Confira !!



O desenvolvedor de longa data do GNU Compiler Collection (GCC), Jan Hubicka, do SUSE, está analisando a possibilidade de vetorização como parte do nível de otimização -O2 para os alvos da CPU Intel Core, AMD Zen e genérico x86_64.

Particularmente para processadores Intel Core e AMD Zen recentes, ao usar "-ftree-vectorize -ftree-slp-vectorize" emparelhado com o nível comum de otimização -O2, há 5 ~ 9% de aumento de desempenho para alguns benchmarks. Concedido, em alguns testes, os ganhos são menores e algumas regressões de desempenho conhecidas neste momento.

Hubicka comentou: "Eu estou surpreso com quantas melhorias a vetorização em -O2 pode fazer - claramente mais CPUs paralelas dependem de depender dela. Na minha experiência de analisar regressões de gcc -O2 em comparação com clang -O2 builds, a vetorização é uma das razões mais comuns. Ter gcc -O2 produzindo escores mais baixos de SPEC e binários comparativamente grandes para clang -O2 não parece bom e eu acho que o problema não é limitado apenas a benchmarks artificiais. "

Mais detalhes nesta postagem da lista de discussão .

Hubicka está interessado em habilitar essa vetorização em -O2 para o próximo lançamento do GCC 9. No entanto, como está no final do ciclo, Richard Biener, desenvolvedor do GCC, comentou que é contra isso, considerando o momento e o impacto dessa mudança. Portanto, isso pode ter que esperar até que o GCC 10, mas pelo menos o nível de otimização do GCC -O2, acabe se tornando mais agressivo no futuro próximo.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário