quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
O Freedreno libera um Backend para o NIR A2xx, e outras melhorias para o Mesa 19.0
Confira !!
Apesar de estarmos mais focados nos drivers Radeon e Intel no Mesa, como sendo os drivers baseados em Mesa mais comumente usados nos sistemas Linux, Freedreno e seus amigos também observaram algumas melhorias no Mesa 19.0, com o congelamento de recursos rapidamente chegando.
O Freedreno, para os desinformados, é o driver de código aberto para o hardware da Qualcomm Adreno. Tem sido um esforço liderado pela comunidade, com engenharia reversa, com o driver de kernel MSM DRM que é integrado, bem como o driver Freedreno Gallium3D no suporte do Mesa para OpenGL. Embora ele suporte o hardware mais recente da Adreno, recentemente tem havido um pouco de ressurgimento em voltar a suportar o hardware da série A2xx original.
Em 2018, o kernel principal pegou o suporte A2xx no código MSM Direct Rendering Manager e melhorias no espaço do usuário. Mesclado esta semana para o Mesa, agora era o back-end do NIR A2xx que estava disponível em forma de patch nas últimas semanas.
Para aqueles que usam essa pilha de drivers como Snapdragon S1 / S2 ou Freescale i.MX51 / i.MX53, o driver Freedreno Gallium3D tem confiado em seu back-end do compilador TGSI "clássico" em vez do backend NIR usado por novas gerações de hardware. Culminando com este envio , agora há suporte ao compilador NIR para o A2xx para substituir seu uso de representação intermediária do TGSI. Isso também fornece mais funcionalidades sobre o back-end antigo, incluindo fluxo de controle, recursos relacionados à textura e outros bits.
Para aqueles mais interessados em hardware mais novo ou Freedreno em nível macro, esta semana também pousou a textura por padrão para a mais recente série Adreno 600. Ele também ativou o suporte do modificador de buffer central após vários commits relacionados ao DMA-BUF.
A mais recente atividade Freedreno dentro Mesa pode ser encontrada aqui .
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Mesa,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário