FERRAMENTAS LINUX: O Vega 10 e mais recente está obtendo controles PowerPlay mais detalhados no Linux

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

O Vega 10 e mais recente está obtendo controles PowerPlay mais detalhados no Linux




Confira !!



Com o próximo ciclo de kernel do Linux 5.1 , placas gráficas discretas Radeon baseadas no Vega 10 e mais recentes terão controles refinados sobre quais recursos de gerenciamento de energia do PowerPlay estão habilitados e a capacidade de alterná-los em tempo de execução.

Enfileirado no código AMDGPU de trabalho em andamento para o eventual ciclo de kernel do Linux 5.1 agora é um ppfeatures para sysfs. Esse novo arquivo "ppfeatures" no sysfs permitirá consultar o estado dos recursos do PowerPlay e alterná-los individualmente. Isso inclui recursos como o GFXOFF (a capacidade de desativar o mecanismo de gráficos quando ocioso), o controle automático do ventilador, o visor de LED para a atividade da GPU, o estado dinâmico de gerenciamento de energia dos vários blocos e outros recursos. Até agora, os recursos do PowerPlay não podiam ser alternados individualmente, mas apenas uma ativação / desativação geral.

Também para o Vega 10 e as novas dGPUs com este próximo kernel Linux, estará pp_dpm_socclk para poder ler e ajustar os níveis de potência do relógio SOC. Da mesma forma, pp_dpm_fclk , mas essa interface será apenas para Vega 20 e mais recente. Complementando essas adições do PowerPlay é um pp_dpm_dcefclk para ajustar seu valor no Vega 10 e mais recente. Embora sem qualquer painel de controle AMDGPU GUI com recursos completos para Linux, os usuários serão deixados para alterar manualmente seus valores por meio dos arquivos sysfs.

Fora do espaço PowerPlay, o código AMDGPU sendo trabalhado no Linux 5.1 também adiciona o suporte para auto IRQ no Vega 10 com o processamento dos anéis um e dois. Este trabalho e muito mais (incluindo o antigo código de gerenciamento dinâmico de energia do Sea Islands) está atualmente se acumulando no drm-next-5.1-wip .



Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário