FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao Wayland sobre os BSDs está continuando a melhorar

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

O suporte ao Wayland sobre os BSDs está continuando a melhorar



Confira !!



Embora o Wayland tenha sido projetado em e para sistemas Linux, o suporte do BSD para Wayland e os vários compositores continuou melhorando especialmente no último ano, mas ainda é uma longa jornada.

Em pouco mais de um ano, o suporte do FreeBSD Wayland tem crescido constantemente . Parece que este ano pode até mesmo marcar a sessão do KDE Wayland para o FreeBSD potencialmente ser eliminado. Além do KDE, o trabalho do GNOME Wayland para o FreeBSD avançou um pouco e está disponível em algumas Portas do FreeBSD, mas tem havido algumas complicações em torno da libinput e de seus Linux'isms. Detalhes sobre o estado atual dos componentes relacionados ao Wayland no FreeBSD são esboçados no Wiki do FreeBSD .

Voltando alguns anos também tem havido(X) Experimentos de Wayland no DragonFlyBSD, mas ouvimos muito menos sobre o suporte do Wayland para esse BSD do que no FreeBSD. No entanto, neste fim de semana, os patches de suporte do DragonFlyBSD para o Wayland foram enviados para a lista de discussão Wayland para revisão. Esses patches são do sistema de empacotamento Ravenports para usuários do DragonFlyBSD.

Outro novo avanço é fazer com que o cliente Wayland obtenha suporte de credenciais trabalhando em BSDs , o que, com a interface atual, não é portátil, devido a falta de suporte ao SO_PEERCRED do getsockopt. Por razões de compatibilidade, pode ser necessário que haja uma nova API do Wayland para trabalhar com Linux e BSDs.

Na frente do OpenBSD para essa multidão focada em segurança, no passado tem havido interesse em Wayland, pelo menos, devido a Wayland ser mais seguro do que a velha base de código X11, mas nenhum trabalho recente para relatar.

Assim como no estado do Wayland Linux, rodar o Wayland no BSD obviamente requer drivers gráficos que estejam no mesmo nível. Embora a NVIDIA ofereça o melhor suporte ao driver de gráficos BSD, eles não suportam o GBM e o projeto "novo alocador de memória de dispositivo Unix" ainda não se concretizou, por isso não há suporte Wayland além do suporte atual do Mutter EGLStream para NVIDIA. O back-end do KDE KWin EGLStreams ainda não foi mesclado e não houve muito esforço para obter suporte a NVIDIA EGLStreams nos outros compositores Wayland. Com o suporte a gráficos de código aberto Intel e Radeon que geralmente funcionam melhor para os sistemas Wayland Linux, eles também funcionam em BSDs, mas É o perpétuo jogo de continuar a portar o código do driver Linux para os kernels BSD e também garantir que o Mesa continue trabalhando com seus sistemas operacionais. DragonFlyBSD e FreeBSD pelo menos são relativamente próximos do estado do kernel do Linux upstream, mas eles ficam para trás em fornecer suporte a GPUs, etc. Também não há muito no espaço Nouveau em BSDs ou outros drivers menores de DRM e Mesa.

Para encurtar a história, pelo menos estamos vendo mais atividades de Wayland em torno dos BSDs, mas ainda há mais trabalho pela frente.



Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário