FERRAMENTAS LINUX: Driver Intel Iris Gallium3D foi mesclado ao mainline do Mesa 19.1

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Driver Intel Iris Gallium3D foi mesclado ao mainline do Mesa 19.1




Confira !



Bem, com certeza não demorou muito ... Menos de 24 horas após o pedido de mesclagem para a linha principal do driver Intel "Iris" Gallium3D foi lançado , agora ele foi fundido na base de código mainline! O driver Intel Gallium3D está agora no Mesa Git para testar facilmente seu driver OpenGL Linux de última geração.

Para tornar o dia ainda mais emocionante para os usuários do Linux da Intel, a aterrissagem deste driver ocorre poucos minutos após a fusão da camada de sobreposição Vulkan, HUD, com o driver de código aberto ANV da Intel.

Este é o driver Intel Gallium3D que está em desenvolvimento há mais de um ano e suporta os gráficos Broadwell da Intel "Gen 8" e mais recentes. Haswell e hardware gráfico mais antigo serão deixados para o driver clássico Intel i965 existente e maduro.

Mas mesmo com o atual código do Mesa 19.1, o driver Iris não está ativado por padrão. Supondo que seja parte de sua lista de construção de driver, esse driver pode ser alternado para i965 com hardware suportado ao definir a variável de ambiente MESA_LOADER_DRIVER_OVERRIDE = iris . Você também precisa estar em um kernel mais novo, pelo menos Linux 4.16 ou melhor, devido a este driver ser projetado em torno das interfaces de espaço do usuário do driver Intel DRM moderno.

Então o código está agora disponível e disponível para testes. Eu vou ter algumas figuras novas de motorista em breve; estava encerrando os testes e artigos ao ver esse código já mesclado ao Git.

Espero ver a Iris madura o suficiente este ano que quando o hardware Icelake estiver sendo enviado, talvez se torne o padrão. No mínimo, isso dá à Iris muita exposição para testar e amadurecer antes das GPUs discretas da Intel que começarão a ser lançadas em 2020.

Além do driver Intel Gallium3D estar aberto a mais potencial de desempenho graças ao design moderno e às eficiências da arquitetura Gallium, este novo driver também permitirá que os gráficos da Intel aproveitem o Gallium OpenGL HUD, o rastreador de estado do Gallium Nine (uma vez que seus bits NIR estejam todos em terra) e outras funcionalidades não expostas à arquitetura clássica do driver do Mesa.

O Mesa 19.1 com este driver experimental Gallium deve ser lançado em maio.


Fonte

Até  a próxima  !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário