FERRAMENTAS LINUX: Mais otimizações de desempenho do GNOME Shell / Mutter e reduções de latência ainda em vigor

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Mais otimizações de desempenho do GNOME Shell / Mutter e reduções de latência ainda em vigor




Confira !!



No decorrer do GNOME 3.32 que está quase completo, assim como o GNOME 3.30, houve muitas correções de desempenho mensuráveis ​​e aprimoramentos para melhorar a fluidez da área de trabalho do GNOME, bem como abordar vários problemas de latência. Enquanto em algumas áreas essas melhorias de desempenho fazem uma diferença de dia e noite, o trabalho não é feito para melhorar o desempenho do GNOME.

Um dos desenvolvedores que liderou a tarefa de melhorar / corrigir o desempenho do GNOME Shell e Mutter em particular foi Daniel Van Vugt, da Canonical. Enquanto ele já fez grandes progressos na correção de problemas, revisando e colaborando em outros patches, etc, o trabalho não está concluído. Van Vugt compartilhou que ainda há alguns trabalhos pendentes.

Houve um problema de driver proprietário da NVIDIA que ele está trabalhando para resolver, pois faz com que o Xorg use 100% de uso da CPU e atraso significativo durante trabalhos "simples" como o glxgears. A NVIDIA achou que isso poderia ser corrigido pelo recente lançamento do driver 418.30, mas esse problema ainda está afetando alguns usuários. Mesmo se você não for um usuário NVIDIA Linux, consertar isso é importante, pois atualmente está bloqueando uma correção significativa de atraso de entrada. Essa correção é para o Clutter por ser capaz de entregar eventos mais cedo quando possível, produzir uma latência menor de quadro e permitir aos clientes uma entrada de resolução mais alta, se desejado.

Outra correção notável é a desordem da fase de desordem para reduzir a latência de saída e reduzir a contagem de quadros perdidos, que é uma das otimizações que Daniel está mais ansioso para ver. Também há alterações no renderizador nativo para aceitar quadros sem nunca bloquear, consolidar o código de aceleração de quadros, o picking geométrico sem GPU para eliminar os gargalos de CPU mais significativos com o movimento do cursor e outras alterações.

Especificamente no Ubuntu, Daniel lançou uma correção para o Ubuntu 19.04 Disco e o Ubuntu 18.04 Bionic para lidar com telas de 144 / 120MHz onde o Mutter do GNOME limita a renderização a 60 FPS. A correção para o Ubuntu 18.10 ainda está sendo processada pelo SRU.

Veremos quais dessas correções, se alguma ainda chegar a tempo para o lançamento do GNOME 3.32.0 em março, caso contrário, teremos que esperar até que o GNOME 3.32.1 ou se invasivo demais seja retido até o GNOME 3.34 neste outono. Espera-se que o GNOME 3.32 seja lançado em 13 de março.


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário