FERRAMENTAS LINUX: MySQL Workbench um ambiente gráfico para trabalhar com o MySQL

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

MySQL Workbench um ambiente gráfico para trabalhar com o MySQL




Confira!!




O MySQL Workbench é um ambiente gráfico para trabalhar com bancos de dados e servidores MySQL.   Desenvolvido e distribuído pela Oracle Corporation, o MySQL Workbench está disponível em várias edições comerciais para uso comercial.

A Oracle também distribui um Open Source Community Edition, que está disponível gratuitamente (para Windows, macOS e Linux).


Características do MySQL Workbench
Os recursos do MySQL Workbench permitem que o usuário crie e gerencie conexões com servidores de banco de dados e execute consultas SQL nessas conexões de banco de dados usando o editor de SQL incorporado.

O MySQL Workbench é baseado em cinco pontos importantes que são os seguintes:


  • Desenvolvimento de SQL: permite criar e gerenciar conexões com servidores de banco de dados. Além de permitir que o usuário configure os parâmetros de conexão, o MySQL Workbench fornece a capacidade de executar consultas SQL nas conexões do banco de dados usando o Editor SQL integrado.
  • Modelagem de dados (design): permite criar modelos do esquema do banco de dados graficamente, aplicar engenharia reversa e direcionar entre um esquema e um banco de dados ativo e editar todos os aspectos do banco de dados usando o Editor completo. de tabelas. O editor de tabelas fornece recursos fáceis de usar para editar tabelas, colunas, índices, acionadores, partições, opções, inserções e privilégios, rotinas e visualizações.
  • Administração do Servidor: permite gerenciar instâncias do servidor MySQL ao gerenciar usuários, fazer backup e recuperar, inspecionar dados de auditoria, visualizar o status do banco de dados e monitorar o desempenho do servidor MySQL.
  • Migração de dados: permite que você migrar para o Microsoft SQL Server, Microsoft Access, Sybase ASE, SQLite, SQL Anywhere, PostreSQL e outras tabelas, objetos e dados para MySQL RDBMS. A migração também suporta a migração de versões anteriores do MySQL para as versões mais recentes.
  • Suporte MySQL Enterprise: suporte para produtos de negócios como MySQL Enterprise Backup, MySQL Firewall e MySQL Audit.
O MySQL Workbench também pode gerar o script necessário para criar o banco de dados que foi desenhado no esquema; é compatível com os modelos de banco de dados do DBDesigner 4 e suporta as inovações incorporadas no MySQL 5.


Como instalar o MySQL Workbench no Ubuntu e derivados?

Para realizar a instalação desta ferramenta em nosso sistema, podemos fazê-lo diretamente dos repositórios do Ubuntu.

Assim, podemos apoiar com nosso centro de software, sináptico ou a partir do mesmo terminal , podemos executar a instalação executando o seguinte comando:

sudo apt install mysql-workbench

Para aqueles que preferem realizar a instalação usando o último pacote deb estável, eles podem ir ao site oficial do projeto e em sua seção de downloads eles encontrarão os links .

Neste momento, a versão estável atual é 8.0.15, portanto, se preferir, você pode usar qualquer um dos seguintes comandos para realizar o download.

Os usuários do Ubuntu 18.10 e derivados, devem executar o seguinte comando em um terminal:

wget https://dev.mysql.com/get/Downloads/MySQLGUITools/mysql-workbench-community_8.0.15-1ubuntu18.10_amd64.deb

Enquanto para aqueles que são usuários do Ubuntu 18.04 LTS ou derivados desta versão do Ubuntu, o pacote que eles devem baixar é o seguinte:

wget https://dev.mysql.com/get/Downloads/MySQLGUITools/mysql-workbench-community_8.0.15-1ubuntu18.04_amd64.deb

Após o download, você pode realizar a instalação do pacote com a ajuda do gerenciador de pacotes preferido ou do mesmo terminal, executando o seguinte comando:

sudo dpkg -i mysql-workbench*.deb

E resolvemos qualquer problema com as dependências executando em um terminal o seguinte:

sudo apt -f install


Para começar a usar essa ferramenta , devemos executá-la, portanto, você deve procurar seu ativador no menu de aplicativos ou, no terminal, digite o comando:

mysql-workbench

A primeira vez que abrirmos o MySQL Workbench, vamos ver uma tela de boas vindas com informações sobre a ferramenta e outras.

Aqui nós iremos para as preferências internas do Workbench para ajustar a configuração. Para abrir as preferências, clique no menu Editar e, em seguida, em Preferências.

Dentro podemos ajustar os parâmetros como versão do servidor MySQL, cor da fonte, finalização de código e outros.

Para gerar uma nova conexão, temos que clicar no botão "+ " e uma janela será aberta, onde colocaremos as informações para conectar ao nosso banco de dados.

Você pode fazer um teste de conexão para verificar se todos os dados estão corretos no botão que diz "conexão de teste" se tudo estiver correto, basta clicar em ok.


Se você quiser saber mais sobre o uso desta ferramenta, você pode clicar no link a seguir.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário