terça-feira, 12 de fevereiro de 2019
O Plugin PulseAudio permite uma melhor qualidade de áudio Bluetooth no Linux
Confira !!
Atualmente, na maioria das distribuições do Linux quando se usam fones de ouvido Bluetooth de última geração, o codec de áudio SBC de gama baixa acaba sendo utilizado por padrão, o que é inferior para a qualidade de áudio potencial dos fones de ouvido mais caros. Felizmente, existem módulos do PulseAudio que permitem que os codecs mais avançados sejam usados.
O codec de sub-banda de baixa complexidade "SBC" é o que acaba sendo usado por padrão, já que é nativo do Bluetooth e não é proprietário ou onerado por patentes. Mas fones de ouvido mais novos na extremidade premium do espectro também suportam LDAC, AptX-HD e outros com taxas de bits mais altas, proporcionando melhor qualidade de áudio.
No caso do LDAC, a Sony lançou-o como código-fonte aberto para o Android e há uma biblioteca LDAC licenciada pela Apache (libldac) disponível, que está trabalhando no Fedora e em outros repositórios de pacotes. Assim, o LDAC acaba se tornando um codec mais ideal devido à melhor qualidade e não é bloqueado por questões legais para adoção de código aberto do Linux.
Felizmente, o EHfive / pulseaudio-modules-bt adiciona suporte no lado do PulseAudio para o LDAC. Os bits do PulseAudio também incluem suporte para AAC / AptX / AptX-HD, embora ele dependa do FFmpeg e ainda seja sobrecarregado por questões legais / patentes. Portanto, para encurtar a história, se estiver usando este código PulseAudio emparelhado com FFmpeg ou libldac, é possível ter uma qualidade de áudio muito melhor para fones de ouvido Bluetooth no desktop Linux.
Jiri Eischmann da Red Hat escreveu um post sobre este achado, onde ele comentou: " Eu não tenho ouvidos de morcego, mas eu pude reconhecer uma diferença na qualidade do som imediatamente "
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Hardware,
#Notícia,
Linux
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário