FERRAMENTAS LINUX: O SUSE desenvolve um novo driver que expõe o DRM em cima de drivers FBDEV Frame-Buffer

terça-feira, 26 de março de 2019

O SUSE desenvolve um novo driver que expõe o DRM em cima de drivers FBDEV Frame-Buffer





Confira !!

O desenvolvedor do SUSE, Thomas Zimmermann, publicou seu trabalho em "FBDEVDRM" como um novo driver Direct Rendering Manager para expor as interfaces DRM sobre os drivers de buffer de quadro "FBDEV" legados. Para drivers de buffer de quadros antigos não portados para interfaces DRM / KMS modernas, isso pode abrir algumas possibilidades interessantes e pelo menos permitir que esses drivers de exibição antigos funcionem com os semelhantes do Plymouth e outros programas que suportam apenas as interfaces DRM. 

O driver FBDEVDRM exporá as interfaces do Direct Rendering Manager sobre qualquer driver de hardware FBDEV (embora não seja o VESAFB) e também usará o TTM para gerenciamento de memória. Thomas observou com os patches "O driver fbdevdrm executa o DRM em cima dos drivers fbdev framebuffer. Ele permite o uso de drivers legados com o userspace moderno e fornece um modelo para converter drivers fbdev em DRM ... Não se destina a adicionar novos recursos ou drivers a fbdev. Em vez disso, fbdevdrm deve ser um modelo para converter drivers fbdev em DRM. Ele contém vários comentários (rotulados 'DRM porting note') que explicam as etapas necessárias. A licença é bastante liberal para permitir a combinação com o código fbdev existente. " 

Isso ajuda com programas que visam interfaces DRM, como a tela inicial de inicialização do Plymouth, Wayland / Weston e outros. Para espaços de usuário que suportam tanto o FBDEV quanto o DRM, ele pode permitir que eles sejam reprojetados para se concentrar apenas nas APIs de DRM modernas. Embora tenha havido pedidos para desaprovar o FBDEV, esse subsistema de dispositivos de buffer de quadros ainda permanece no kernel Linux, mas pelo menos os fornecedores de hardware (como os incorporados) recentemente começaram a se concentrar em fornecer drivers DRM em vez de FBDEV. Em termos de ir por outro caminho, o DRM há muito tempo oferece suporte a emulação de FBDEV (e esses patches são responsáveis ​​por garantir que o FBDEVDRM não seja conectado a um dispositivo FBDEV emulado que, por sua vez, é apoiado por um driver DRM real).



Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário