FERRAMENTAS LINUX: O Vulkan está trabalhando para expor codificar / decodificar vídeo, aprendizado de máquina

segunda-feira, 25 de março de 2019

O Vulkan está trabalhando para expor codificar / decodificar vídeo, aprendizado de máquina







Confira !!



Durante a Game Developers Conference desta semana, aconteceu o habitual Dia do Desafio Khronos, onde Vulkan, WebGL, glTF e OpenXR tomaram o centro do palco. Durante o Estado de Vulkan da União, alguns detalhes sobre seus futuros empreendimentos foram cobertos. 

Entre alguns dos maiores esforços que estão "em vôo" estão melhorando a portabilidade do Vulkan para plataformas fechadas sem drivers nativos (MoltenVK, etc), continuando a trabalhar no ray-tracing (complementando o existente VK_NV_ray_tracing), expondo codificação / decodificação de vídeo através Vulkan, expondo capacidades de aprendizado de máquina, e o esforço separado em Vulkan crítico de segurança

Expor codificação / decodificação de vídeo através do Vulkan é interessante porque é uma área em que o Khronos não tem feito muito recentemente desde o obsoleto OpenMAX. Possuir recursos de codificação / decodificação de vídeo no Vulkan poderia levar a alguma unificação no longo prazo de diferentes codificações / decodificações de vídeo das APIs do Linux e dos reprodutores de mídia que suportam interfaces diferentes (ou múltiplas) dependendo das combinações de GPU / driver. 

Todas as realizações da Vulkan no ano passado foram comentadas, bem como sucessos recentes como o serviço de streaming de jogos Stadia, do Google, que conta com o Vulkan e o Android Q, também visando uma recomendação do Vulkan 1.1. Também tem havido muito trabalho de extensão interessante nos últimos meses, conforme o ecossistema do Android continua a crescer. 

Os grupos de trabalho Khronos também passarão o seu tempo em 2019 aprimorando o SPIR-V para torná-lo um melhor IR para compiladores / ferramentas / back-ends de GPU, trabalho de back-end SPIR-V para o compilador HLSL da Microsoft, continuando a trabalhar no CLSPV para executar os kernels OpenCL no Vulkan e outros aprimoramentos de ferramentas. 

Aqueles que querem aprender mais sobre o mais recente trabalho da Vulkan e as outras APIs da Khronos podem ver os decks de slides da Khronos em PDF do evento desta semana.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário