FERRAMENTAS LINUX: O Yum vs. DNF ainda está causando dores de cabeça para a Fedora Logistics

sexta-feira, 15 de março de 2019

O Yum vs. DNF ainda está causando dores de cabeça para a Fedora Logistics



Confira !!



Enquanto o gerenciador de pacotes DNF como a "próxima geração do Yum" está em desenvolvimento há mais de meia década e tem sido o padrão sobre o tradicional Yum para várias versões do Fedora, ainda está causando dores de cabeça para alguns e um subconjunto de usuários ainda Desejando que DNF seja renomeado para Yum.

Em novas instalações do Fedora, yum já aponta para dnf e a experiência nos dias de hoje, pelo menos da minha perspectiva pessoal, tem sido muito boa com o DNF sendo o padrão agora desde o Fedora 22 ... Eu não tive problemas reais de DNF agora em anos Embora o RHEL8 Beta ainda o chame de "yum", há algumas esquisitices de serem tão arraigadas a Yum nas últimas duas décadas, especialmente para administradores de sistemas.

Um dos remanescentes legados do Yum nos sistemas modernos do Fedora é que os arquivos do repositório ainda são colocados em /etc/yum.repos.d . Tem havido uma nova proposta para fazer a localização de fato /etc/distro.repos.d com o Fedora 31 no final deste ano. Por algum tempo, o DNF já suportou esse /etc/distro.repos.d como um local de fallback para a análise de arquivos do repositório, portanto, a proposta F31 não é uma grande mudança técnica.

Esta proposta levantou uma quantidade razoável de objeções com alguns desenvolvedores / usuários que ainda não gostavam do nome DNF e desejavam uma renomeação para o Yum, scripts legados usando o antigo "yum", confusão para administradores de sistema que também mantinham caixas RHEL / EL e preocupações relacionadas. Aqueles a favor da proposta parecem ser apenas sobre a remoção da antiga marca Yum.

Neste estágio nenhuma decisão foi tomada, mas se você levar a sério o debate DNF versus Yum, este tópico da lista de discussão é onde a discussão está acontecendo.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário