FERRAMENTAS LINUX: O suporte do FreeSync para o driver RADV Vulkan foi bloqueado pela falta de configuração do sistema

segunda-feira, 8 de abril de 2019

O suporte do FreeSync para o driver RADV Vulkan foi bloqueado pela falta de configuração do sistema




Confira !!



Com o kernel Linux 5.0, o AMDGPU conseguiu seu suporte para o suporte ao FreeSync / Variable Rate Refresh e isso já foi acompanhado pelo suporte a FreeSync / VRR dentro do driver RadeonSI OpenGL da Mesa. Mas o suporte do FreeSync para o driver RADV Radeon Vulkan foi adiado - uma solicitação de mesclagem está aberta agora, mas não se espera que seja mesclada neste ponto por falta de um sistema de gerenciamento de configuração.

Por várias semanas, houve um patch RADV FreeSync inicial para testes, embora não extensivamente testado, e alguns usuários tiveram problemas com ele. Mas o mais urgente é impedir o suporte a RADV FreeSync de chegar ao Mesa 19.1, é a falta de um sistema de configuração para permitir lista de permissões / blacklists da funcionalidade em uma base por jogo / aplicativo.

O driver RadeonSI já possui lista negra por jogo / aplicativo para garantir que o FreeSync não seja acionado para diferentes compositores de desktop, players de mídia e outros cenários que usam o OpenGL onde o uso do FreeSync não é destinado a vários problemas. Esse manuseio por aplicativo é feito usando o DriConf e disponível para os drivers do Mesa OpenGL, mas atualmente não existem mecanismos para os drivers do Mesa Vulkan.

O co-fundador da RADV Bas Nieuwenhuizen comentou sobre esta tentativa de MR , "o que falta é uma configuração para habilitar ou desabilitar o freesync por aplicativo. Se você olhar para o radeonsi, há uma extensa lista de aplicativos para os quais não habilitar o freesync, porque não é a coisa certa para os não-jogos (como navegadores ou media players). Então integração com um sistema de configuração e configuração é o que está bloqueando o upstreaming. "

Obter um sistema de configuração tão extenso infelizmente não é trivial. Embora Vulkan seja usado principalmente por jogos neste momento, há também os back-ends Vulkan para GTK4, GStreamer e um número crescente de outros casos de uso de software onde o FreeSync suporte pode não funcionar corretamente se ele estiver habilitado incondicionalmente. Aqueles que desejam testar o suporte a RADV FreeSync você mesmo pode aplicar este patch para fins de teste.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário