Confira !!
Daniel van Vugt, da Canonical, continua fazendo muitas investigações e otimizações de desempenho interessantes para melhorar a experiência do GNOME não apenas para o Ubuntu, mas também para os componentes do upstream. Seu foco mais recente tem sido nos aprimoramentos da NVIDIA e agora para a sessão do X.Org há uma solicitação de mesclagem pendente para fornecer uma experiência mais suave.
Esta semana Van Vugt abriu um pedido de pull que fornece uma "melhoria significativa" para a suavidade do rácio de fotogramas para o driver de gráficos Linux proprietário da NVIDIA rodando no GNOME sob a sessão X.Org (este MR não afeta a sessão de Wayland).
A mudança está descartando a espera de troca de thread usada com o driver NVIDIA. "Assim, a "Espera de troca encadeada" forneceu melhor precisão de fase de subquadro, mas às custas das taxas de quadros. E assim que começa a causar quedas no quadro, esse único benefício é perdido. Não há razão para mantê-lo. "
Daniel também adicionou," Notadamente, melhor capacidade de resposta quando os vídeos estão sendo executados no Chrome ou a CPU está sendo executada a 100% (por exemplo, vídeos de codificação do Handbrake). A picada sumiu. Usando um NVIDIA 1080 Ti aqui usando o driver 430.14. "
Esse código depende dos patches anteriores de Daniel, de meses atrás, sobre a consolidação de todo o código de limitação de quadros em cladter-stage-cogl. Esse pré-requisito em si é uma grande vitória para resolver os problemas de uso da CPU da NVIDIA, bem como problemas de cursor do mouse a 60Hz quando a taxa de atualização da tela é maior, entre outros benefícios para esse código retrabalhado.
Então, vamos esperar que esta requisição de mesclagem chegue ao ciclo de desenvolvimento atual do GNOME 3.33, para que o GNOME 3.34 de setembro tenha uma boa aparência na frente de desempenho. Já houve várias otimizações fundidas neste ciclo, enquanto muitas outras alterações ainda estão pendentes / presas na fila de revisão.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário