quinta-feira, 4 de julho de 2019
A chegada do código do Navi 10 no Mesa 19.2 para o RadeonSI chega à frente do lançamento da série Radeon 5700 da Radeon
Confira !!
Na semana passada escrevi sobre o suporte Navi (10) pendente para o driver RadeonSI OpenGL para complementar o suporte ao driver de kernel do AMDGPU Linux para a série Radeon RX 5700 atualmente enfileirada no DRM-Next para Linux 5.3. O suporte ao driver OpenGL agora foi mesclado ao Mesa 19.2 para estrear como estável por volta do final de agosto para fornecer OpenGL de código aberto para essas GPUs AMD de próxima geração.
Agora que havia o lançamento do libdrm 2.4.99 como um pré-requisito para adicionar os bits da família Navi, os desenvolvedores da AMD fundiram o suporte RadeonSI para as próximas placas gráficas. A Radeon RX 5700 e a 5700 XT serão lançadas em 7 de julho e você poderá encontrar benchmarks de lançamento do Linux no Phoronix.
É importante observar que esse suporte do Mesa Navi é apenas para o RadeonSI. O driver RADV Radeon Vulkan continua a ser mantido de forma independente pela comunidade e desenvolvedores de nomes como Red Hat e Google. Provavelmente, levará algum tempo após o lançamento, antes que o suporte Navi chegue ao RADV, já que não parece que a AMD implantou esses desenvolvedores "comunitários" com qualquer hardware antecipadamente. A AMD também ainda não publicou nenhum patch Navi para o seu driver oficial AMDVLK Vulkan (nem o ROCm OpenCL), então, para o dia do lançamento, pode haver apenas benchmarks do OpenGL, mas vamos ver.
A boa notícia agora é que, na verdade, antes do lançamento, há suporte Navi dentro do driver RadeonSI Gallium3D para o Mesa 19.2. Espera-se que o Mesa 19.2 entre em seu congelamento no início de agosto e idealmente (mas talvez não seja realista, dado ciclos recentes) como estável por volta de 27 de agosto, então ainda há algumas semanas para potencialmente ver o suporte de terra e otimizações da Navi RADV para a RadeonSI Apoio, suporte. O timing do lançamento do Mesa 19.2 deve funcionar bem, considerando que o kernel Linux 5.3, com seu suporte Navi, provavelmente não se estreitará como estável até o começo de setembro. A boa notícia é que esses componentes-chave devem fazer parte do Ubuntu 19.10 e do Fedora 31 para suporte imediato.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário