terça-feira, 9 de julho de 2019
O LLVMpipe Software OpenGL Implementation escolhe Mais extensões do GL4
Confira !!
É 2019 e o OpenGL 4.6 continua a ser a versão mais recente desta API de gráficos outrora predominante, mas o rasterizador de software Gallium3D LLVMpipe da Mesa ainda está apenas expondo o OpenGL 3.3.
O LLVMpipe, enquanto o fallback padrão em muitos desktops do Linux, no caso de nenhum suporte a hardware OpenGL, não recebe muita atenção atualmente. Pelo menos neste fim de semana, David Airlie, da Red Hat, contribuiu com algumas melhorias para o LLVMpipe para o Mesa 19.2.
Extensões recentemente ativadas para LLVMpipe incluem ARB_shader_atomic_counters, ARB_shader_storage_buffer_object, ARB_shader_atomic_counter_ops, ARB_shader_atomic_counters e ARB_shader_storage_buffer_object. É legal ver essas extensões atômicas de buffer de armazenamento e shader agora ativadas para este driver GL de fallback / software, mas ainda não é suficiente para o LLVMpipe anunciar oficialmente qualquer versão GL4.
O bloqueio de LLVMpipe do OpenGL 4.0 permanece como suporte a ARB_gpu_shader5, ARB_sample_shading e ARB_tessellation_shader. Depois disso, há um punhado de extensões necessárias antes que o LLVMpipe teoricamente pudesse estar no OpenGL 4.5 como o próximo marco importante.
Mesmo com as CPUs cada vez mais poderosas de hoje, o LLVMpipe ainda não é suficiente para realmente rodar a maioria dos jogos antigos, mas pode ser útil como um substituto para os compositores de desktop. Embora a maioria dos desktops não use muito a funcionalidade GL4, outro caso de uso para o LLVMpipe é ser um driver OpenGL neutro de fornecedor para testar o comportamento ao qual o suporte OpenGL 4.x poderia ser útil. Mas, por enquanto, no Mesa 19.2, ele permanece no OpenGL 3.3, mas pelo menos mais extensões GL4 estão se desfazendo.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário