FERRAMENTAS LINUX: O Mesa 19.2 está a apenas seis remendos do suporte ao OpenGL 4.6

quinta-feira, 18 de julho de 2019

O Mesa 19.2 está a apenas seis remendos do suporte ao OpenGL 4.6




Confira !



No final deste mês marca dois anos desde o lançamento do OpenGL 4.6 e à frente dessa data, parece que o Mesa finalmente conseguiu sua completa implementação do GL 4.6, pelo menos no que diz respeito ao suporte de driver gráfico de código aberto da Intel.

O Mesa agora está a apenas seis remendos do OpenGL 4.6! Após os recentes patches SPIR-V serem mesclados, restam apenas cinco patches, além do sexto que atualiza a documentação e lança o OpenGL 4.6 para o driver i915 Mesa. As restantes correções referem-se ao trabalho de vértice base.

Isso vem sendo um longo tempo, mas espera-se que este suporte OpenGL 4.6 para Intel no Linux via MR # 178 seja cruzado nos próximos dias, considerando todo o trabalho do SPIR-V que está pousando.

O congelamento do recurso Mesa 19.2 e o primeiro release candidate são esperados por volta de 6 de agosto, portanto ainda há tempo para ver esse suporte OpenGL 4.6 se materializar para esta atualização trimestral do Mesa3D e para marcar dois anos desde que a especificação OpenGL 4.6 foi publicada.

No momento, ele não liga o OpenGL 4.6 para o driver AMD Radeon (RadeonSI) Gallium3D, mas isso não é muito para trás. Tem havido o trabalho do SPIR-V progredindo nessa frente como seu principal bloqueador também e, por isso, o RadeonSI começou a alavancar o NIR para aproveitar os caminhos de código existentes. Mas se o RadeonSI verá que o OpenGL 4.6 alcançado para o Mesa 19.2 provavelmente se resume à magia de Marek. Da mesma forma, esperamos que o driver Intel Iris Gallium3D não fique muito atrás do suporte a OpenGL 4.6, graças à alavancagem de grande parte do mesmo código NIR / SPIR-V que seu ancestral i915.

Os drivers do Mesa3D foram bastante rápidos em suportar muitas das mais novas extensões exigidas pelo OpenGL 4.6, como KHR_no_error, texture_filter_anisotropic, transform_feedback_overflow_query, shader_group_vote e outras, mas tem sido os bits de ingestão do SPIR-V como parte da interoperabilidade Vulkan que levou a melhor parte de dois anos para esquadrinhar para esses drivers OpenGL de código aberto.


Fonte

Até a próxima !





Nenhum comentário:

Postar um comentário