FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.3 move-se à frente com os rendimentos de publicidade em CPUs / APUs AMD mais antigas

terça-feira, 27 de agosto de 2019

O Kernel Linux 5.3 move-se à frente com os rendimentos de publicidade em CPUs / APUs AMD mais antigas





Confira !!


Pouco antes do lançamento do kernel Linux 5.3-rc6 , uma mudança foi puxada para a base de código que desativa a publicidade do suporte da RdRand em CPUs / APUs mais antigas da AMD.

A mudança puxada para a atual árvore  Kernel Linux 5.3 (ao contrário de ser adiada até o Kernel Linux 5.4) está escondendo o suporte da RdRand nos processadores AMD Bulldozer e Jaguar. RdRand é a instrução para retornar números aleatórios da CPU para o que começou como uma extensão da Intel. A instrução RdRand continuará a funcionar nos processadores AMD afetados, se encontrada, mas o bit de ID da CPU está sendo limpo, de modo que não será anunciado para o software verificar a presença desse bit. Isso está sendo feito, uma vez que os processadores AMD pré-Zen tendem a ter problemas com o suporte de instrução RdRand após ciclos de suspensão / retomada de várias placas-mãe.

No currículo, muitas implementações de BIOS não estão executando as etapas adequadas para garantir o suporte de RdRand e estão evidentemente difundidas o suficiente para que a AMD ache necessário desativar o suporte por padrão. Infelizmente, não há como consultar adequadamente se o RdRand está se comportando bem no hardware da AMD e, portanto, para esses sistemas mais antigos, é mais sensato simplesmente desabilitar por padrão. O problema em si é conhecido há mais de 5 anos, onde o RdRand pode efetivamente retornar -1, mas está sendo tratado pela árvore estável do Linux como uma solução alternativa do kernel.

Para sistemas conhecidos por estarem em bom estado ou não verem atividade de suspensão / retomada, o parâmetro do kernel rdrand = force substituirá essa alteração padrão.

Assim, a partir de ontem, a mudança é  para a linha prinmcipal do Kernel Linux 5.3 e pode acabar sendo redirecionada também para as séries estáveis ​​existentes.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário