terça-feira, 10 de setembro de 2019
A APU Renoir baseada em Vega possui o mesmo bloco de codificação / decodificação de vídeo VCN que o Navi
Confira !!
A próxima geração de APUs AMD "Renoir" está se tornando um sucessor interessante em relação às APUs Picasso existentes. Embora inicialmente tenha sido decepcionante descobrir que a APU é baseada no Vega e não em sua arquitetura Navi mais recente, os patches de código-fonte aberto do Linux continuaram mostrando que é mais do que um fac-símile e, em algumas áreas como a tela e a multimídia, blocos em comum com o Navi.
Foi interessante assistir ao formulário de suporte ao driver Renoir APU Linux desde os patches iniciais no mês passado e mais códigos continuam a sair quase semanalmente para colocar esse suporte inicial em forma para o kernel Linux 5.4.
Enquanto o mecanismo gráfico é outro APU baseado em gráficos Vega / GFX9 e não no Navi, há melhorias em relação às APUs atuais. Entre as mudanças continuam a evoluir o gerenciamento de energia da AMD , o suporte ao mecanismo de exibição DCN 2.1 como o mais novo passo em frente do Display Core Next, e agora descobrimos que ele oferecerá codificação / decodificação de mídia semelhante à Navi.
Uma confirmação feita ao Mesa há alguns dias reflete que a Renoir tem "[o] mesmo bloco VCN2.x que o Nav1x" para codificação / decodificação de vídeo. Ter um Video Core Next atualizado nas APUs atuais do Picasso / Raven é certamente prático e agradável de ver.
VCN é o bloco combinado de codificação / decodificação de vídeo que sucedeu ao hardware UVD e VCE anterior da AMD. Além de acelerar os vários formatos proprietários, o VCN suporta decodificação de conteúdo VP9, mas não codificação. Ainda é muito cedo para ver qualquer codificação / decodificação AV1 no hardware.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário