FERRAMENTAS LINUX: As alterações no AMDGPU Linux 5.5 estão sendo preparadas com o suporte ao HDCP, movimentos em massa do LRU reativados

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

As alterações no AMDGPU Linux 5.5 estão sendo preparadas com o suporte ao HDCP, movimentos em massa do LRU reativados




Confira !!



Embora a janela de mesclagem do Linux 5.4 não termine até este fim de semana, como é habitual tradicional com o corte DRM-Next ocorrido semanas atrás, os desenvolvedores de drivers de DRM de código aberto já estão trabalhando em suas alterações para o que acabará por entrar no Linux 5.5 No lado da AMD, o driver gráfico do kernel AMDGPU já tem um trabalho interessante acumulando.

O repositório de desenvolvimento de drivers gráficos AMD Linux já possui uma ramificação drm-next-5.5-wip , com seus trabalhos antecipados para o próximo ciclo do kernel. O desenvolvimento do Kernel Linux 5.5 iniciará oficialmente após o lançamento do Kernel Linux 5.4 em novembro, mas não terá sua estreia estável até 2020.

Embora ainda seja muito cedo no trabalho em direção ao estado do driver AMDGPU para Linux 5.5, até agora, essa árvore em andamento tem:

- A reativação do LRU em massa move a funcionalidade. Esta é uma conquista de desempenho para jogos exigentes do Linux e pode ajudar no desempenho do OpenCL e no trabalho relacionado. É uma pena que haja uma espera até o Kernel Linux 5.5, pois as correções para as movimentações em massa de LRU chegaram ao Kernel Linux 5.0, mas pelo menos essa otimização de desempenho estará aqui em alguns meses por padrão.

- O trabalho recente dos últimos meses sobre o suporte HDCP para Raven Ridge e mais recentes. É verdade que muitos fãs de código aberto não ficarão felizes em ouvir sobre o suporte ao HDCP (Digital Content Protection) de alta largura de banda que chega ao driver AMD Linux, mas ele já foi suportado pelo driver Intel de código aberto e pelo driver proprietário da NVIDIA. O suporte ao HDCP é realmente uma boa notícia em um aspecto, pois provavelmente a pedido do Google, com as APUs da AMD agora aparecendo nos Chromebooks, semelhante ao Google ter fornecido o suporte ao HDCP da Intel para Linux. Esse suporte ao HDCP pode permitir que a AMD concorra com outras vitórias de design de outros dispositivos Linux. Se você não deseja o suporte ao AMD HDCP, pelo menos por enquanto eles estão expostos como uma opção Kconfig, para que você possa desativar a criação do suporte via DRM_AMD_DC_HDCP.

- O suporte completo ao RAS agora está ativado por padrão, para ajudar nos esforços da estação de trabalho / profissional.

- O SRIOV está chegando a pelo menos uma GPU Navi 12 (0x7362).

- Configurações atualizadas do registro dourado para o Navi 14.

- Suporte para atualização de tabelas de páginas diretamente em caso de falha de página, o PD / PT é limpo diretamente no manipulador de falhas e alterações relacionadas. Não está claro nas mensagens de confirmação se isso deve gerar uma mudança real no desempenho.

- Suporte de computação AMDKFD para APUs Renoir.

- Várias atualizações de DC / exibição.

O driver AMDGPU em desenvolvimento, que trabalha antes do Kernel Linux 5.5, pode ser testado por meio dessa ramificação de código .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário