quarta-feira, 18 de setembro de 2019
Os movimentos em massa de LRU dos drivers AMD Linux podem ser uma grande ajuda para os jogos Linux exigentes
Confira !!
Infelizmente, atualmente não está na fila como uma correção para o kernel Linux 5.4, a reativação da funcionalidade de movimentação em massa do LRU pode ser um impulso significativo para ajudar no desempenho do driver gráfico Radeon para jogos Linux.
Como foi escrito na semana passada, houve alguns sinais de reativar em breve a funcionalidade de "movimentações em massa" que aumentam o desempenho . A funcionalidade de movimentação em massa do LRU foi desativada no driver AMDGPU durante o Linux 4.20, mas desde o Linux 5.1, acredita-se que todos os bugs foram resolvidos para que essa funcionalidade migre os buffers PD / PT para a lista usada menos recentemente em uma operação em massa.
Reativar esse suporte (revertendo o patch que desativou as movimentações em massa da LRU) ainda não apareceu no DRM-Next nem em nenhuma das árvores AMDGPU "em andamento" do Linux 5.4 como uma correção ou do Linux 5.5 como novo material. Sabe-se que as movimentações em massa de LRU devem ajudar o desempenho da AMDGPU e agora há mais confirmação disso graças a Pierre-Loup A. Griffais, da Valve, da equipe de Linux.
Com o Shadow of the Tomb Raider enquanto rodava com os gráficos Ryzen 9 3900X e Vega 20, com configurações de alta qualidade para o jogo, ele descobriu que atualmente são necessários 1,1 ms por quadro no tempo de envio dos comandos. Mas o mais impressionante é o teste do Polaris 10 + Core i7 7820X, com configurações muito altas para Shadow of the Tomb Raider. Nesse jogo Steam Play mais exigente, atualmente o tempo de envio de comandos é de 12,03ms por quadro para envio de comandos, mas com os movimentos de LRU, ele cai para apenas 1,35ms por quadro.
As movimentações em massa do LRU parecem abordar os altos tempos de envio que os desenvolvedores da Valve têm observado com o driver AMDGPU e vários jogos gráficos exigentes. Pierre-Loup observou embora, que com a taxa de 1,35 ms por quadro para envio de comandos AMDGPU, o tempo ainda seja maior do que o esperado, mas pelo menos mais razoável do que mais de 12 ms por quadro. Quanto à forma como o tempo de envio se correlaciona com o desempenho dos jogos experimentado pelo usuário, ele pode se tornar perceptível quando a CPU está ocupada / sem recursos para obter recursos de jogos Windows cada vez mais exigentes, rodando bem no Steam Play no Linux.
Esperamos que essa funcionalidade de movimentação em massa de LRU possa entrar no Kernel Linux 5.4 como uma "correção", caso contrário não será até o início de 2020 quando o Kernel Linux 5.5 for lançado como estável para ver isso ativado por padrão. Mas pelo menos parece que o driver atual do Radeon Software para Linux empacotado com DKMS tem movimentações em massa de LRU ativadas se você usar esse driver em distribuições Linux suportadas.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário