Confira !!
As alterações no gerenciamento de energia do Linux 5.4 foram enviadas para esta próxima versão do kernel do Linux.
Desta vez, o trabalho de gerenciamento de energia não é particularmente empolgante, sem avanços para o driver P-State da Intel, sem grandes alterações nos outros controladores / controladores CPUFreq importantes e sem suporte para AMD CPPC para seus novos processadores.
Após o lançamento da série AMD Ryzen 3000, os engenheiros da AMD propuseram um novo driver de CPUfreq CPPC para os processadores Zen 2 . Havia alguns benefícios nesse código, mas os desenvolvedores do kernel upstream tiveram problemas com alguns elementos desse design. Como resultado, esse novo driver AMD Collaborative Processor Performance Control não chegará ao kernel Linux 5.4. A AMD provavelmente precisará refazer esse código para se adequar melhor ao trabalho em andamento do governador Schedutil e a outros comentários feitos pelo upstream. Vamos entender que a AMD tem algumas melhorias prontas para o Linux 5.5, que terão sua janela de mesclagem aberta em novembro, mas não serão tão estáveis até o início de 2020.
Quanto ao que fez o Kernel Linux 5.4, parte dos destaques do poder do gerenciamento incluem:
- As estatísticas de suspensão do sistema agora são expostas via sysfs .
- Um driver ocioso e um governador de CPU com parada final foram adicionados para os convidados virtualizados fazerem pesquisas do lado do convidado no loop ocioso.
- Várias atualizações de driver CPUfreq para diferentes SoCs ARM, do Sun50i ao MT8183 / MT8516, ao i.MX8MN e à Qualcomm. Há também um novo driver devfreq para o NVIDIA Tegra20.
As atualizações da ACPI têm uma correção para o suporte do subsistema de baixa energia ACPI (LPSS) para SoCs da Intel e outras correções.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário