FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao driver de código aberto do Radeon Navi 12/14 agora está sendo marcado como "experimental"

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O suporte ao driver de código aberto do Radeon Navi 12/14 agora está sendo marcado como "experimental"




Confira !!



Em uma mudança interessante, o suporte de driver de código aberto para as GPUs AMD Radeon Navi 12 e Navi 14 está sendo marcado como experimental e oculto por trás de um sinalizador de recurso.

No início de agosto, a AMD enviou o seu suporte ao driver do kernel AMDGPU Linux para o Navi 12 junto com o Navi 14. Esse suporte ao Navi 12/14 foi colocado na fila para a introdução no kernel Linux 5.4 junto com a nova GPU Arcturus baseada em Vega .

Um tanto surpreendente, com o código a caminho do kernel principal do Kernel Linux 5.4 esta semana e já disponível há um mês e meio, apenas agora o suporte ao Navi 12/14 deve estar oculto por trás da flag de recursos "experimentais" do driver. Ao marcar esse suporte como experimental, o suporte não é ativado por padrão, mas requer que o parâmetro amdgpu.exp_hw_support = 1 do módulo do kernel seja definido no momento da inicialização (ou da carga do driver). Normalmente, quando os drivers de gráficos Intel e AMD Linux estão ocultando o suporte de hardware por trás de um sinalizador de recurso sobre o estado preliminar, normalmente o fazem desde o início, e não semanas depois.

O patch para mover o Navi 12/14 como experimental parao Kernel Linux 5.4 simplesmente carrega a mensagem ""

Presumivelmente, mover esse suporte Navi 12/14 para trás da bandeira experimental está sendo feito devido a erros no driver que garantem não habilitar o suporte por padrão. Ouvimos dizer que o Navi 14 é buggy com NGG (Next-Gen Geometry) parece improvável que o driver do kernel bloqueie o suporte a essa condição com os drivers OpenGL / Vulkan capazes de usar apenas o caminho herdado (não NGG) .Mas com o Navi 12/14 sendo produtos não lançados, é improvável que ouça algo mais sobre o raciocínio até o lançamento.

Essa ocultação do suporte atrás do sinalizador de recurso até " mais perto do lançamento"também aumenta o potencial da introdução do Navi 12/14 para estar mais longe do que alguns esperariam. O ciclo do kernel Linux 5.4 acabou de abrir neste último domingo e o Kernel Linux 5.4 não estará tão estável até novembro. A AMD sempre pode soltar a bandeira experimental com correções mais próximas do lançamento ou dependendo das alterações necessárias para aprimorar o Navi 14/15, pode ter que esperar até o Kernel Linux 5.5 (entrando em desenvolvimento em novembro, liberando-se estável no início de 2020), mas seja qual for o caso, veremos como isso A situação se desenrola e cruza os dedos para um lançamento suave do Navi 12/14 para jogadores de Linux e similares.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário