quarta-feira, 18 de setembro de 2019
Os preparativos do kernel Linux 5.4 para Intel Tiger Lake, Elkhart Lake e Lightning Mountain + Killing MPX
Confira !!
As alterações do Linux 5.4 x86 / cpu estão tão ocupadas como sempre no lado da Intel.
As alterações no código Linux 5.4 x86 / cpu incluem a limpeza das convenções de nomenclatura da CPU Intel nas definições do código. As mudanças agora fornecem uma convenção padronizada para lidar com os nomes principais da CPU Intel e suas variações no código do kernel, em vez da bagunça da convenção de nomenclatura ocorrida ao longo dos anos. Isso não afeta os usuários finais, mas limpa o código do kernel para ser menos confuso.
Também foram adicionados IDs de modelo para os próximos núcleos da CPU Intel. Essa atração é simplesmente o reconhecimento deles / seus IDs de modelo, mas dentro dos outros subsistemas do kernel é onde as alterações reais da CPU são realizadas. Os novos modelos adicionados são para:
Tiger Lake- O sucessor de 10nm + para Icelake. O mais empolgante para o que sabemos de Tiger Lake neste momento são as principais mudanças na arquitetura gráfica da geração 12 / Xe . Os desenvolvedores de código aberto da Intel já estão desenvolvendo os patches gráficos "Gen12" iniciais e mais trabalho está a caminho. Outra ativação do kernel do Tiger Lake continua, mas todos devem ser resolvidos a tempo, com as CPUs Tiger Lake ainda provavelmente sendo a melhor parte de um ano de distância.
Elkhart Lake - Os processadores de potência ultra baixa para SoCs e com gráficos da geração 11. Outra ativação do Elkhart Lake já está em andamento em outras partes do kernel.
Lightning Mountain - Um novo SoC que vimos há algumas semanas. Lightning Mountain é uma variante do 14nm Airmont.
O Kernel Linux 5.4 também está adicionando suporte ao AVX512 VP2INTERSECT à lista de recursos da CPU para relatar via / proc / cpuinfo em CPUs suportadas, entre outros casos de uso de relatório. VP2INTERSECT vem com Tiger Lake.
Enquanto isso, o Kernel Linux 5.4 está descartando o suporte às APIs de espaço do usuário que expõem as MPX (Intel Memory Protection Extensions). O kernel está trabalhando para remover o suporte ao MPX, uma vez que não é amplamente usado e agora que o GCC 9 removeu o suporte ao MPX , não há um compilador que o suporte ao kernel. Eventualmente, mais do código Intel MPX será retirado do kernel Linux enquanto a alteração inicial elimina as APIs expostas.
Fonte
Até a próxima !
Portanto, o trabalho x86 / cpu está ocupado como sempre. Enquanto isso, o smp / hotplug muda para o Kernel Linux 5.4 acaba sendo notável também. Demorou até 2019 para armazenar em cache o número de CPUs on-line em nome do desempenho, em vez de avaliá-lo em cada chamada para num_online_cpus ().
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário