FERRAMENTAS LINUX: As melhorias do AMD Zen 2 para LLVM são realizadas há meses por revisão de código

domingo, 20 de outubro de 2019

As melhorias do AMD Zen 2 para LLVM são realizadas há meses por revisão de código



Confira !!



Em fevereiro, o LLVM Clang 9.0 era a ativação inicial do AMD Zen 2 "znver2" , mas, como o suporte do GCC na época, era o básico. Com o tempo, o GCC adquiriu melhorias no agendador Zen 2 e outros trabalhos, enquanto, infelizmente, no caso do LLVM, as melhorias ainda estão pendentes.

Em agosto, Ganesh Gopalasubramanian da AMD enviou o modelo de agendador znver2 para o LLVM para CPUs Zen 2, mas um foco nos processadores EPYC 7002 "Rome". " Existem poucas melhorias com relação às unidades de execução, latências e taxa de transferência quando comparadas com o znver1. Os testes presentes no znver1 para a ferramenta llvm-mca foram replicados. As latências, unidades de execução, linha do tempo e informações de taxa de transferência são atualizadas para o znver2. "

Isso é ótimo com os processadores das séries AMD Ryzen 3000 e EPYC 7002, que são vendidos há meses. Mas, infelizmente, o modelo do agendador Zen 2 ainda não foi mesclado com a necessidade de revisão de código. Esperamos que essa revisão possa acontecer em breve - especialmente se a AMD tiver contribuído com o código - para conseguir a versão LLVM Clang 10.0 no início de 2020, mas é uma pena que ela tenha sido aguentada enquanto esses novos processadores AMD já estavam sendo vendidos por meses.

Para aqueles que desejam ter uma experiência otimizada para o compilador AMD Zen 2 agora mesmo sem recorrer à correção de sua própria configuração LLVM / Clang, a versão AMD otimizada do compilador  C / C ++ 2.0 de agosto tem todos os patches LLVM em vigor para o destino znver2.

No futuro, essa é uma área em que a AMD pode melhorar com mais suporte pontual ao compilador GCC / Clang. Afinal, a Intel tende a aperfeiçoar sua habilitação de microarquitetura para os compiladores, geralmente com pelo menos um ano de antecedência, para garantir que o suporte otimizado funcione nas versões lançadas dos compiladores - e encontradas nas distribuições Linux fornecidas - quando suas CPUs chegarem.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário