quinta-feira, 28 de novembro de 2019
A Variante Loongson 3A mais recente sendo suportada pelo Kernel Linux 5.5 juntamente com o SGI Octane
Confira !!
Conforme abordado no início deste mês, a próxima versão do kernel Linux finalmente está oferecendo o suporte principal para as estações de trabalho MIPS da SGI Octane / Octane II dos dias SGI IRIX cerca de duas décadas atrás. Não apenas o hardware SGI IP30 antigo está vendo o suporte do kernel da linha principal, mas também há outro novo suporte ao hardware MIPS.
Complementando o apoio SGI Octane como parte dos MIPS atualizações Kernel Linux 5.5 também está apoiando a variante Loongson 3A R4, uma versão mais recente em relação ao que o kernel já suportado no Loongson frente, o chinês MIPS64 CPUs.
O modelo 3A R4 também é conhecido como Loongson-3A4000 e se baseia em revisões anteriores ao adicionar extensões MSA e VZ, suportando extensões de configuração da CPU e registro de controle / status, 64 entradas do vTLB, 2048 entradas do fTLB e outras adições incrementais para Loongson. O modelo 3A4000 é a revisão dos processadores Loongson deste ano e tem clock de 1,8 a 2,0 GHz, enquanto é um componente quad-core que alavanca a revisão do MIPS64r5. Ele ainda é fabricado em um processo de 28nm, como a terceira revisão, enquanto possui um TDP configurável de 40 a 80 Watts.
Estamos aguardando para ver novos resultados de benchmark Loongson no OpenBenchmarking.org para ter uma idéia melhor do desempenho, mas pelo menos com as revisões anteriores, eles estavam bem atrás das CPUs AMD / Intel x86_64 de gerações anteriores e das CPUs ARM de 64 bits também.
Os patches de suporte do Linux no Kernel Linux 5.5 para abrir o Loongson 3A4000 são do próprio fornecedor, Lemote.
Outras alterações no MIPS além da ativação do SGI Octane e Loongson 3A R4 são suporte para cobertura de código KCOV, suporte para construção com FORTIFY_SOURCE ativado, suporte para plataformas de gateway inteligente MediaTek MT7688 GARDENA e melhorias para o suporte existente SGI IP27 Origin 2.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário