quinta-feira, 28 de novembro de 2019
O driver de configuração do X.Org fica mais inteligente - faz consultas no Mesa para saber qual o driver GL usar
Confira !!
O servidor X.Org e seu driver DDX integrado de "modo de configuração", mais comumente usado nos sistemas Linux modernos, em vez dos drivers DDX específicos de hardware, estão finalmente ficando mais robustos com o xorg-server 1.21 ...o mapeamento do driver PCI ID do servidor para descobrir o driver DRI a ser carregado conforme necessário para a aceleração GLAMOUR 2D sobre o OpenGL.
Há uma lista de mapeamentos de driver de ID PCI que precisam ser mantidos para correlacionar o hardware gráfico ao respectivo driver DRI que deve ser carregado. Essa foi outra carga de manutenção e bastante antiga, mas agora uma solução moderna chegou graças a Ken Graunke, da Intel. Desde o início deste ano, foi a extensão MESA_query_driver EGL por poder consultar o nome do driver 3D / OpenGL em execução no sistema. Agora, o EGL_MESA_query_driver está sendo usado para consultar dinamicamente o driver carregado pelo Mesa, em vez de ter que duplicar a lógica de mapeamento do driver do ID PCI no X.Org Server.
Além do ônus de ter que manter vários mapeamentos gráficos de PCI ID em 2019, a motivação para Graunke fazer essa alteração é a transição da Intel para o driver "Iris" Gallium3D que ele lidera. Com os gráficos Intel Gen12 / Tiger Lake, apenas o Iris é suportado e, a partir do Mesa 20.0, eles pretendem usar como padrão este driver Gallium3D sobre o driver clássico "i965". Em vez de precisar trabalhar com essa lógica no mapeamento para o servidor xorg, o EGL_MESA_query_driver pode simplesmente aproveitar a lógica do carregador de driver do Mesa.
O mapeamento de driver / ID existente ainda estará no servidor X.Org nos casos em que essa extensão não estiver presente. Portanto, é ótimo ver essa mudança no X.Org Server 1.21 que, esperamos, será lançada nos próximos meses.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Dev Linux. Mesa,
Linux,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário