sábado, 30 de novembro de 2019
O kernel Linux está desativando o HPET para mais plataformas - incluindo Ice Lake
Confira !!
Relatada no início deste mês, está a decisão dos desenvolvedores de kernel do Linux de desativar o HPET para os sistemas Intel Coffee Lake . O timer de eventos de alta precisão estava sendo desativado, já que em alguns sistemas Coffee Lake, pelo menos, esse timer se inclina ao entrar no estado de energia do PC10 e isso torna o contador de carimbo de data / hora instável.
Acredita-se que seja um problema de firmware e não um problema de hardware, mas o melhor curso de ação foi desabilitar o HPET para sistemas Coffee Lake para evitar o problema. Felizmente, o kernel do Linux tem outras fontes de clock suportadas além do HPET e, de fato, o TSC é preferido por causa de uma sobrecarga menor.
De qualquer forma, os desenvolvedores do kernel determinaram que essa lista negra de HPET precisa ser expandida. O Coffee Lake H agora também está na lista negra ao ver o mesmo comportamento de um timer distorcido ao atingir o estado de energia do PC10.
Mas, além do Coffee Lake, o HPET está sendo desativado para a nova plataforma Intel Ice Lake com o mesmo problema.
Como isso parece ser um problema de firmware, espero que uma solução de software apropriada acabe sendo elaborada no devido tempo, mas por enquanto o kernel está na lista negra de plataformas afetadas.
Fonte
Até a próxima !!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário