FERRAMENTAS LINUX: As melhorias nos relatórios do AMD Ryzen para o Thermal / Power Linux festão funcionando bem - com a atualização do v2 Testing

domingo, 19 de janeiro de 2020

As melhorias nos relatórios do AMD Ryzen para o Thermal / Power Linux festão funcionando bem - com a atualização do v2 Testing




Confira !!



Alguns dias atrás, relatei o driver do kernel Linux "k10temp" da AMD, finalmente vendo a capacidade de relatar temperaturas do CCD e leituras de corrente / tensão da CPU como uma grande melhoria para esse driver de monitoramento de hardware. O trabalho ainda não foi enfileirado para inclusão no kernel da linha principal, mas o teste inicial está funcionando bem e uma segunda revisão dos patches foi enviada.

O mantenedor do Linux HWMON, Guenter Roeck, que liderou este trabalho independente da AMD, enviou as melhorias no driver "v2" k10temp no sábado. Isso permite relatórios complexos de temperatura de amarração para CPUs Zen 2 e relatórios de corrente e tensão para CPUs Ryzen. Embora essas informações estejam disponíveis há muito tempo para os usuários do Windows, infelizmente não é o caso do Linux, pelo menos no que diz respeito aos drivers principais - o driver Zenpower fora da árvore e outras tentativas de terceiros estão disponíveis, mas nada é principal.

Com os patches revisados, existem várias correções e aprimoramentos de código. Esses patches estão sendo testados aqui .

Roeck ainda está procurando mais testes pelos proprietários do AMD Ryzen Linux, portanto, se você tentar o trabalho, não se esqueça de acompanhar os resultados. Idealmente, essas melhorias do k10temp podem ser colocadas na fila para inclusão no próximo kernel Linux 5.6, se houver testes suficientes concluídos, caso contrário, teriam que esperar até o lançamento do kernel no final do ano antes da fusão.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário